Led Zeppelin, No Reino da Dinamarca

Led Zeppelin, No Reino da Dinamarca

Nero

Em 1969, os Led Zeppelin percorreram a Dinamarca em digressão. Estes concertos, inseriam-se na estratégia do manager da banda, Peter Grant, para aumentar a relação com o público e o conhecimento de “Led Zeppelin I”.

Essa aventura deixou registos para a história. No dia 15 de Março, a banda actuou duas vezes no mesmo dia. O primeiro concerto teve lugar no Teens Club Box, em Gladsaxe, e o segundo no Brondy Pop Club. No dia 16 de Março, nova dose dupla, agora na mesma sala, em Copenhaga, no Tivolis Koncertsal. A intensidade da banda, nesses seus primeiros tempos, ficaria ainda registada para sempre.

No dia 17 de Março, de regresso a Gladsaxe, os Led Zeppelin “partiram tudo” com “Communication Breakdown”, “Dazed and Confused”, “Babe I’m Gonna Leave You” e “How Many More Times”. Gravado e filmado ao vivo, o concerto foi transmitido em directo na rádio pública dinamarquesa e em diferido na TV Byen, a 19 de Maio de 1969. Apesar de Peter Grant ter ficado descontente com a qualidade e fidelidade sonora do áudio nas transmissões, acabando por tornar a banda indisponível para este tipo de conteúdos, o concerto seria editado oficialmente em DVD, em 2003. E ainda bem, porque, de facto, o sentimento lo-fi da gravação dá uma enorme brutalidade aos temas. Eram os tempos da Dragon Telecaster de Jimmy Page…

Nos vários serviços de partilha de vídeos, existe o “set dinamarquês” na sua versão integral. Basta carregar no player em baixo.

Imagem de entrada no site oficial de Led Zeppelin.