Melhores Podcasts Para Músicos & Audiófilos

Melhores Podcasts Para Músicos & Audiófilos

Nuno Sarafa

Reunimos uma lista de alguns dos melhores podcasts que se fazem actualmente sobre música. Sobre conceitos, canções, áudio ou gear.

Já se sabe que os músicos adoram música, mas há alturas em que não querem necessariamente ouvi-la. Porém, ouvir um monte de outras pessoas falar sobre música pode ser refrescante, viciante até. É o maravilhoso universo dos podcasts, altamente em voga nos dias que correm.

Nesta lista há podcasts para músicos, para audiófilos ou meros curiosos. Há conversas com ou sobre músicos, produtores, intérpretes, jornalistas, indústria, amantes deste nosso tema preferido. Por isso, reunimos o que de melhor se vai fazendo actualmente em termos de podcasts sobre esta arte.

Song Exploder | O Song Exploder foi lançado em 2014 por Hrishikesh Hirway e a ideia principal é escolher uma canção específica e depois desconstruí-la, parte a parte, culminando num debate sobre o que foi encontrado nesse processo. Neste podcast, podes conhecer algumas canções a fundo, ouvir comentários sobre o processo de pensamento dos autores, técnicas utilizadas durante a gravação e o impacto que algumas canções tiveram nas vidas e carreiras dos seus compositores. Vale a pena espreitar, quanto mais não seja para ouvir o que têm a dizer artistas como Kevin Parker, dos Tame Impala, Caribou, Sheryl Crow ou Slipknot, só para citar alguns. Ouve ou subscreve aqui.

Renegades: Born in the USA | Este é um podcast com Bruce Springsteen e o antigo presidente dos EUA Barack Obama, uma série de oito episódios em que são abordados tópicos tão distintos como as questões raciais, a paternidade, o casamento ou o estado da América. A relação entre Bruce Springsteen e Barack Obama nasceu em 2008, quando Obama concorreu pela primeira vez à presidência da Casa Branca. O Boss fez vários comícios, participou na inauguração da campanha de Obama e repetiu a dose durante a campanha de reeleição, em 2012. Perto do final da presidência de Obama, o músico foi condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade.

O Avesso da Canção | Podcast da autoria de Luísa Sobral, que pretende responder às seguintes questões: «O que está por trás das canções que gostamos? O que levou o compositor ou o letrista a escrever aquelas palavras que parecem falar de nós?» Este podcast pretende ir mais fundo na arte da escrita de canções, pretende conhecer os métodos de criação de cada um dos convidados, o que os inspira, o que os levou até à escrita e várias outras questões que nos vão ajudar a desvendar um pouco dos bastidores desta arte muitas vezes solitária. Por lá, já passaram nomes como Capicua, David Fonseca, Pedro da Silva Martins ou Miguel Araújo. Ouve ou subscreve aqui.

Appetite For Production | Os músicos são daquele tipo de gente que passa mais tempo a falar do equipamento que deseja (mas que não tem) do que a falar da maioria das outras coisas. Este podcast é a cápsula perfeita para qualquer pessoa que seja conhecida por passar hora após hora a vasculhar fóruns de produção, revistas e vídeos sobre gear ou dicas de produção. Trata-se de notícias da produção musical, opiniões sobre o mais recente software, hardware ou plugins VST. Os dois apresentadores conseguem encontrar um certo equilíbrio entre o “nerding” e a simplicidade, e tudo é entregue com uma boa dose de humor. Ouve ou subscreve aqui.

Sonhos de Pessoas Quase Normais | Este é o podcast de Rita Redshoes na Rádio Comercial. Numa alusão ao livro “Sonhos de Uma Rapariga Quase Normal”, que editou em 2015, a artista decidiu embarcar num novo projecto. «Vou contar-vos e sonorizar os meus sonhos alucinados, mas gostava muito de fazer o mesmo aos vossos», explica Rita Redshoes, com quem os ouvintes também partilham os seus sonhos, mais ou menos surrealistas. Podes ouvir o podcast Sonhos de Pessoas Quase Normais aqui.

Chasing Tone | Este é um podcast específico para guitarristas. O Chasing Tone é produzido pela Wampler e é um lugar onde os fascinados pelas seis cordas podem aprender (ou constatar) todo o tipo de dicas e truques, tudo pela obtenção do melhor som de guitarra. Notícias sobre novos modelos, pedais, efeitos, cordas, etc. Tem uma frequência semanal. Ouve ou subscreve aqui.

Drummer’s Resource | Porque os bateristas também merecem, neste podcast há entrevistas com grandes nomes como Matt Cameron, Daniel Glass, Dennis Chambers ou John JR Robinson, há análises mais profundas das técnicas e competências que ajudam a melhorar a forma de tocar, há aqui muita coisa boa para os bateristas apreciarem. É actualizado semanalmente e já conta mais de 600 episódios publicados. Ouve ou subscreve aqui.

Why We Bleep | Audição obrigatória para os fãs da produção de música electrónica. Why We Bleep é um espaço magnífico onde se discutem os meandros do mundo das máquinas responsáveis pelas vertentes mais esotéricas da música electrónica. Mylar Melodies, famoso youtuber, apresenta este podcast mensalmente e consegue um bom equilíbrio entre a feitiçaria técnica e o genuíno entusiasmo para discutir o funcionamento interior da música electrónica com os seus convidados. Ouve ou subscreve aqui.

Unstoppable Recording Machine | Para os fãs de metal, o Unstoppable Recording Machine é apresentado por Eyal Levi, Joey Sturgis e Joel Wanasek, que reúnem convidados famosos e menos famosos – sempre com histórias espantosas para contar. Em vez de se aprofundar em discussões técnicas específicas sobre equipamento, este podcast, também conhecido por URM, escolhe a dedo os seus convidados e oferece questões sempre perspicazes principalmente para quem procura entrar na indústria. Ouve ou subscreve aqui.

Broken Record | Podcast apresentado por Justin Richmond com entrevistas do produtor Rick Rubin, do escritor Malcolm Gladwell e do antigo editor do New York Times Bruce Headlam. Para várias gerações de amantes de música, as notas incluídas nos booklets dos álbuns foram uma parte central da forma como a música era ouvida. A música exige não só ser ouvida, mas também falada, com conversas entre o artista e o público e o público e o resto do mundo. O Broken Record é um podcast que reinicia essas conversas para uma nova audiência de amantes de música. Ouve ou subscreve aqui.

Signal Path by Shure | Podcast da Shure com entrevistas exclusivas com as pessoas que moldam o mundo do áudio, desde produtores, engenheiros de áudio até músicos. Uma verdadeira viagem aos bastidores da produção musical ao vivo, com imensas histórias por detrás da música como a conhecemos, como a que conta a conversão de uma carrinha num estúdio de gravação móvel ou como é trabalhar com a criativa Björk. Neste podcast podemos aprender como artistas e produtores afinam o seu som até chegar ao som de assinatura e correspondente imagem de marca, ou então simplesmente desfrutar de uma boa conversa acerca da forma como a fita analógica pode mudar a vida de alguém. Ouve ou subscreve aqui.

The David Gilmour Podcast | Terminamos em beleza com este podcast de David Gilmour, que surgiu no âmbito de um leilão em que o guitarrista dos Pink Floyd vendeu 120 das suas guitarras, cujas receitas foram entregues à sua fundação de beneficência para ajudar pessoas em situação de sem-abrigo. Em cada episódio, o músico escolhe uma das guitarras que tem para venda e conta um pouco da sua história. No primeiro episódio, por exemplo, o destaque vai para a sua “Black Strat”, uma Fender Stratocaster de 1969.

Se por acaso estás a pensar em ter o teu próprio podcast, saberás, com certeza, que para além da interface áudio, a outra peça fundamental é o microfone. Para que não te percas em pesquisas, podes sempre consultar informação sobre um dos mais icónicos de sempre – o SM7B da Shure -, que ganhou um estatuto lendário entre produtores, engenheiros de áudio e podcasters. Mas não é o único: o novo Shure Motiv MV7 também pode ser uma boa opção. Boas gravações!

E não te esqueças de ouvir o podcast da Arte Sonora!

FENDER