NAMM 2019: Budda Guedes Wish List

NAMM 2019: Budda Guedes Wish List

Nero
Inês Barrau

O guitarrista português, frontman de Budda Power Blues, conta-nos quais as novidades estreadas na NAMM 2019 que mais lhe deram a volta à cabeça.

A Winter NAMM 2019, a edição anual da mais importante feira de instrumentos e equipamento musical no mundo, decorreu em Anaheim, Los Angeles, na Califórnia, entre os passados dias 24 a 27 de Janeiro. A cada ano sucedem-se novidades em catadupa e é praticamente impossível dar conta de todos os produtos em estreia e em exibição no Centro de Convenções de Anaheim. Proliferam pequenas marcas boutique e os gigantes da indústria necessitam também de manter bem desperto o interesse da comunidade de músicos.

Budda Guedes, frontman dos Budda Power Blues, é um ávido coleccionador de guitarras, amps e pedais. Aliás, o guitarrista tem mesmo um programa, o “Doctor Guitar”, no seu canal YouTube, onde se debruça sobre vários instrumentos e gear, analisando ou dando dicas de utilização. Se ainda não conhecem, vão subscrever!

Assim, pedimos ao músico que elegemos como um dos 10 Guitarristas dos 10 Anos de Arte Sonora a contar-nos quais as novidades estreadas na NAMM que mais expectativa lhe criam e que inclui na sua Wish List.

Fender Jimmy Page Telecaster Mirror ou Dragon | Sendo eu um grande fã de Led Zeppelin esta Telecaster está na minha lista de desejos, desde que soube que a Fender iria fazer uma réplica da famosa Tele do Jimmy Page.

Mesa/Boogie California Tweed | Sou um grande fã da Mesa/Boogie há muitos anos e este amp realmente captou a minha atenção pela super simplicidade, sobretudo tratando-se de um Mesa/Boogie. A secção de power, sendo 6V6, tornou tudo ainda mais interessante, porque já há muito tempo que ando a namorar um Deluxe Reverb, precisamente pela secção de power. Adorava tocar com este amp!

Beetronics SWARM | Adoro os pedais da Beetronics e este não será uma excepção. Estou sempre à procura de Fuzzs estranhos. Desde que comprei o ZVex Fuzz Factory, que adoro gated fuzzs, Octave Fuzzs, strange fuzzs. Enfim, este realmente deve ser uma cena para mim.

Pedaltrain Space Saving Tuner | Este afinador micro parece-me algo super útil para os dias de hoje, em que cada centímetro conta. É uma ideia super inteligente!

Strymon Volante | Tenho um Flint, que me fez ficar grande fã da Strymon. O pedal soa super mágico e faz-me tocar de forma diferente. Este novo delay parece-me ser incrível e super criativo, para além de soar super bem!

Ernie Ball VPJR | Um pedal de volume com um afinador é fantástico. Adoro pedais com multifunções e este parece-me ser uma escolha óbvia, porque quando queres afinar, normalmente queres cortar o volume, para que ninguém te ouça a afinar. Para além disso, tens um pedal de volume, o que permite um enorme leque de opções de gain, sobretudo se o usares antes de um amp ou pedais distorcidos.

Supro Analog Delay | Adoro delays e adoro SUPRO. Este seria um pedal que gostaria de ter. Delay analógico é incrível, porque parece sempre ficar por baixo do som limpo da guitarra, tornando-o mais 3D.

CHASE Bliss Audio PREAMP MKII: AUTOMATONE | Este pedal é uma verdadeira novidade no mundo dos pedais. Automação extraída das consolas de estúdio associadas a memórias, permite ter um pedal com presets como se fosse digital, mas com o som completamente analógico. Ainda por cima, sonicamente é incrível! Só imagino que seja caríssimo, o que é uma pena.

Walrus Monument v2 | Adoro o Monument v1, mas era um pouco grande para os dias que correm. Está v2 é uma deliciosa notícia porque este tremolo é mágico.

Relembra a nossa review ao mais recente álbum de Budda Power Blues e ouve “Back To Roots” em streaming. O álbum foi um dos eleitos pela AS como um dos melhores nacionais de 2018. Podes descobrir mais novidades da NAMM 2019 em ArteSonora/HotGear