Stevie Ray Vaughan, 1954-1990

Stevie Ray Vaughan, 1954-1990

Nero

Há 25 anos, a guitarra que reabilitou o blues partiu.

Na manhã de 26 de Agosto de 1990, Stevie Ray Vaughan partilhou com a sua banda e crew um pesadelo que o assombrara na noite passada. Nesse pesadelo Vaughan via o seu próprio funeral e milhares de enlutados, confessando-se aterrorizado e, ao mesmo tempo, quase sereno. Os Double Trouble estavam no backstage de um par de concertos, em que foram a banda de abertura a Eric Clapton. Stevie Ray Vaughan, como sempre, liderou a banda no concerto no Alpine Valley Music Theatre, em East Troy, Wisconsin. A setlist foi a seguinte:

Collins’ Shuffle (Albert Collins)
The House Is Rocking
Tightrope
The Things (That) I Used to Do (Guitar Slim cover)
Let Me Love You Baby (Buddy Guy cover)
Leave My Girl Alone (Buddy Guy cover)
Pride and Joy
Wall of Denial
Riviera Paradise
Superstition (Stevie Wonder cover)
Couldn’t Stand the Weather
Goin’ Down (Moloch cover)
Crossfire
Voodoo Child (Slight Return) (The Jimi Hendrix Experience cover)
Sweet Home Chicago (Robert Johnson cover, com Eric Clapton, Jimmie Vaughan, Robert Cray e Buddy Guy)

As condições meteorológicas nessa noite eram pouco favoráveis a voar, mas uma caravana de blues não pode parar. A meio de nevoeiro nocturno, os músicos subiram a helicópteros que os transportariam para Chicago. Um modelo Bell 206B Jet Ranger transportaria Stevie Ray. Por volta da meia-noite e cinquenta (hora local), o helicóptero procurou levantar voo, guinou bruscamente para a esquerda e colidiu contra uma colina. Os destroços foram encontrados pela polícia por volta das 04h30. Foi pedido a Eric Clapton e Jimmie Vaughan que identificassem os corpos. Clapton identificou Bobby Brooks, Nigel Browne e Colin Smythe, o seu agente, segurança e assistente do tour manager, respectivamente.

Vaughan tinha 35 anos. A sua técnica ressuscitou o blues, deu-lhe um som mais agressivo, e mudou o som da guitarra eléctrica dentro do género.

Vaughan tinha 35 anos. A sua técnica ressuscitou o blues, deu-lhe um som mais agressivo, e mudou o som da guitarra eléctrica dentro do género. Com alma de bluesman, mas versatilidade enorme, Vaughan gravou com David Bowie, Zucchero, Stevie Wonder ou Dylan. Jimmie Vaughan identificou o seu irmão mais novo, vítima de múltiplas fracturas no crânio e lesões irreparáveis no coração. Jimmie, destroçado, identificou Stevie Ray às “Crossroads”.

Em baixo, filmagens de Voodoo Child no Alpine Valley Music Theatre.