#SupportYourLocalRecordStore | Ensemble Pearl [Flur Discos]

#SupportYourLocalRecordStore | Ensemble Pearl [Flur Discos]

Nero

Para lutar contra o confinamento e contra a pressão sobre as pequenas lojas de discos, propomos o desconfinamento mental com alguns álbuns extraordinários. Caso de “Ensemble Pearl”, que reúne alguns dos maiores nomes da música experimental, comprado na Flur Discos.

O mundo está actualmente a lutar contra a pandemia do Coronavírus COVID-19. Uma vez mais estamos sob medidas severas de comportamentos individuais e sob um novo confinamento, os concertos e festivais mais próximos foram cancelados/adiados e os espaços nocturnos estão novamente fechados ou com lotação muito limitada. Ainda é muito cedo para determinar o fim desta situação, mas toda a indústria musical tem sofrido com um tempo de “suspensão” tão prolongado. Os mais atingidos serão, inevitavelmente, os artistas e agentes de menor dimensão, como as lojas de discos locais.

É por isso que publicamos esta rubrica, evocando discos que comprámos em lojas de discos “à moda antiga”. Vale a pena recordar que podem e devem continuar a comprar discos, essa é uma das cinco medidas normais para ajudar bandas e pequenos comerciantes. Se quiserem esclarecer todas as vossas dúvidas no que respeita a encomendas, pode ler o artigo no qual a AS contactou a Dra. Nádia Gonçalves Ferreira, médica, que nos deixa recomendações sobre como proceder com as encomendas que nos chegam. Se bem que, nesta altura, já podem visitar as lojas.

Depois dos Melvins e da Bunker Storedos Stones e A Record a Day, dos Tribulation, via Louie Louie, e de uma tríade de shredders na Carbono da Amadora, eis algo radicalmente diferente. Os Ensemble Pearl gravaram um único álbum homónimo, editado em Março de 2013, e que acabei por adquirir na Flur. Na altura, no espaço na Bica do Sapato. Vem a propósito porque a loja mudou-se recentemente para o Mercado de Arroios. Já lá vamos. Para já, o disco…

Os Ensemble Pearl, mais um projecto musical do que uma banda propriamente dita, surgiram para criar a sonorização de uma instalação teatral de D.A.C.M./Gisèle Vienne, sob o título “This Is How You Will Disappear”.

E para o fazer foram reunidos alguns nomes de elevada reputação no mundo da música experimental, nomeadamente Stephen O’Malley, dos Sunn O))), que liderou os trabalhos, Atsuo Mizuno (o baterista dos Boris), William Herzog (Earth) e Michio Kurihara (Ghost, os japoneses e não os suecos). A este quarteto juntou-se ainda o compositor Eyvind Kang e Timba Harris (Secret Chiefs 3).

Surpreender-vos-à perceber que, apesar de contar com músicos associados a algumas das bandas mais pesadas do underground, estas seis canções são bastante despidas de distorção. Há muito exploração de efeitos de ambiente, imensas camadas de reverb e, naturalmente, muita densidade sónica. Mas a opressão surge através da elegância e sofisticação das composições e não de paredes de amps saturados. Todavia, ainda que os músicos não façam uso do seu poderosíssimo arsenal sónico, as estruturas dos temas, as progressões e cadenciação, ainda assim, irão remeter-nos para o universo musical de SOMA.

Talvez este “Ensemble Pearl” esteja mais próximo da discografia mais tardia dos Earth. Se a força avassaladora dos Sunn O))) e dos seguidores que daí surgiram é demasiado esgotante para o vosso gosto, mas ainda assim precisam da vossa dose ocasional de drone, fariam bem em dar uma oportunidade a este trabalho.

Quanto à Flur Discos, depois de anos em Santa Apolónia (do lado do Lux), mudou-se de armas e bagagens para loja 28 do Mercado de Arroios, na Rua Ângela Pinto, 1900 – 067, Lisboa. A loja possui um catálogo bastante eclético e poderão encontrar por ali bons discos para o universo DJ, bandas sonoras de anime japonês, discos das melhores editoras da música alternativa (olá jagjaguwar, Drag City e outras tais) ou exploratória, etc. Muitos eteceteras. A Flur encerra aos Domingos e feriados. De resto, podem por lá passar de segunda a sexta entre as 11 e as 19 horas e ainda aos Sábados entre as 10 e as 13 horas (quando a pandemia o permitir, tambén neste dia o horário se estenderá para as 19h).

FENDER