Underworld: Eles vivem… e têm um novo álbum

Underworld: Eles vivem… e têm um novo álbum

Tiago da Bernarda

“Barbara Barbara, we face a shining future” é o novo álbum do duo britânico. Ouve-o aqui.

Os Underword regressam… Isto é uma daquelas  expressões recorrentes quase cíclicas. Eles voltam sempre! Parece que foi ainda ontem que anunciaram a digressão para celebrar o 20º aniversário do clássico “Dubnobasswithmyheadman”. Agora, editam o já antecipado sucessor de “Barking”.

“Barbara Barbara, we face a shining future” é o nome do novo longa duração do duo de Cardiff, com data de lançamento prevista para o próximo dia 18 de março. Inesperadamente, os Underworld decidiram disponibilizá-lo antecipadamente via streaming. O sétimo álbum dos Underworld, que começa com o single já apresentado “I Exhale”, tem sete faixas e possuí elementos descritos pelos próprios como “celestial techno” em faixas como “Motorhome”, ou “South American acoustics” em “Santiago Cuatro”.

01 I Exhale 02 If Rah 03 Low Burn 04 Santiago Cuatro 05 Motorhome 06 Ova Nova 07 Nylon Strung

01 I Exhale
02 If Rah
03 Low Burn
04 Santiago Cuatro
05 Motorhome
06 Ova Nova
07 Nylon Strung

Haverá aquela tentativa de dizer que se reinventaram. Mas o videoclip de “I Exhale” mostra o contrário. Karl Hyde está igual à forma como nos deixou ainda na edição anterior do NOS Primavera Sound (talvez com uns cabelos brancos a mais). Realizado pelo próprio, o vídeo apresenta-se de uma forma bastante “Underworld”, como uma instalação artística com strobes, luzes coloridas e danças humorísticas com movimentos repetitivos.

Energético e ligeiramente neurótico, estamos longe de apanhar a crise de meia idade dos Underworld. Aliás, com a confirmação da sequela de “Transpotting”, seria crime se Danny Boyle não os incluisse na próxima banda sonora.

Ouve “Barbara Barbara, we face a shining future” na íntegra em baixo:

FENDER