Val Kolton, a personificação do sucesso V-MODA

Val Kolton, a personificação do sucesso V-MODA

António Maurício

O fundador e CEO da marca de auscultadores V-MODA partilha em entrevista o caminho percorrido até ao sucesso mundial.

Val Kolton é o fundador e CEO da V-MODA, a criadora de auscultadores para audiófilos. Antes de o ser, terminou os estudos na University of Texas McCombs School of Business, onde concluiu com sucesso Sistemas de Gestão de Informação e Finanças. Em seguida, tornou-se um engenheiro consultor de estratégia e tecnologia para várias empresas e marcas de elite. Mas, após uma influente viagem a Ibiza, tornou-se um ávido inventor. Começou a registar as suas próprias patentes, enquanto produzia remixes e desenvolvia cada vez mais a marca V-MODA. Focado em produzir auscultadores de qualidade profissional com uma estética visual diversificada, percorreu um longo caminho até alcançar o sucesso actual. Esta é a história de Val Kolton, narrada pelo próprio.

Inspiração

«Depois de ouvir excelente dance music em Ibiza, Espanha, cheguei à conclusão de que precisava de partilhar as novidades de dance e remixes de música com o resto do mundo. Por isso, quando voltei a Los Angeles, comprei as melhores colunas que consegui encontrar e comecei produzir música e a criar DJ Sets. O meu colega de quarto ameaçou-me: ou comprava uns auscultadores ou tinha que me mudar. Quando fui comprar auscultadores, procurei por opções coloridas e construídas com bons materiais, mas os únicos auscultadores disponíveis na altura eram em plástico branco ou preto e com aspecto de equipamento médico ou de laboratório.»

Primeiros Passos

«Despedi-me do meu emprego e endividei-me, pedi dinheiro emprestado ao meu irmão e a muitos outros, para desenvolver uma linha de auscultadores para DJs e para moda: coloridos e construídos em metal e com materiais exóticos. Durante os primeiros dois anos, o nome original da V-MODA era Kolton Technology, e durante esse período de tempo foquei-me nas inovações e patentes que actualmente estão presentes nas linhas de produto lançadas nestes últimos meses. Estava determinado em criar a primeira empresa de moda de alta-fidelidade e que, desde o primeiro dia, estivesse focada na performance de som e qualidade, porque sabia que este conceito seria rapidamente copiado por marcas mais baratas. Percorri as fábricas de todo o mundo, com o objectivo de reunir amostras dos auscultadores que fabricavam. Apenas duas entre centenas se destacaram pelo som fantástico.»

Estreia

«Inaugurei a primeira linha de auscultadores da V-MODA em 2006, com 33,000 unidades em 11 cores. Convencido de que tinha na minha posse o próximo acessório de moda “obrigatório”, comecei a bater à porta de todas as boutiques de LA. Não vendi uma única unidade, e todos me disseram o mesmo: “auscultadores não são moda, são dispositivos eletrónicos.”. A minha primeira venda foram seis unidades dos Remix Metal para o Mac Hollywood. Hoje, se entrares em lojas de moda, vendem auscultadores ou têm a sua própria linha de auscultadores.»

Sou um perfeccionista, a minha missão é criar um auscultador que seja projetado com qualidade e que apresente uma sonoridade idêntica de unidade para unidade.

Experiência e Desenvolvimento

«Aprendi duas lições importantíssimas de imediatoA primeira foi sobre o planeamento de dinheiro e a cadeia de fornecimento — gastar todo o meu dinheiro na primeira aquisição, em tantas unidades e cores, implicou que o meu dinheiro ficasse congelado até que estas fossem vendidas. Em segundo, descobri que os auscultadores, sem uma qualidade de controlo apertada, não apresentam a mesma sonoridade entre as diferentes unidades. Como audiófilo e engenheiro ávido, ouvi 60 auscultadores Bass Freq e fiquei incrédulo por não possuírem a mesma sonoridade, por isso devolvi todas as 24,000 unidades e exigi que fossem retrabalhadas. Sou um perfeccionista, a minha missão é criar um auscultador que seja projetado com qualidade e que apresente uma sonoridade idêntica de unidade para unidade. Depressa investi numa equipa de qualidade interna e numa de qualidade externa, para se focarem unicamente na performance de som e resistência, na Ásia e nos Estados Unidos.

Sucesso

«Pouco tempo depois, com fantásticas reviews e o reconhecimento da escolha de editores, as vendas começaram a disparar. A indústria dos auscultadores é o mercado em maior crescimento na área dos produtos electrónicos. Tanto os fabricantes como todos os rappers e DJs estão a tentar lançar os seus próprios auscultadores. Com a enorme selecção de auscultadores de moda no mercado, já não promovemos os nossos elementos de moda, como é bastante evidente pelas fotos; em vez disso, concentramo-nos no som de audiófilo dos auscultadores, nos materiais e nas opções personalizáveis. A utilização de aço, alumínio escovado, pele e outros materiais nos nossos auscultadores revelam uma produção bastante exótica. Em vez de pagares milhões de dólares a um artista, o nosso programa Crossfade Customs permite-te “fazer um patrocínio a ti próprio”. Podes escolher uma imagem ou fazer o upload do teu próprio logótipo, e selecionar as cores para os componentes dos auscultadores. Podes sentir os materiais, ouvir a diferença e seres a tua própria celebridade. Muitos dos melhores DJs e estrelas do mundo já utilizaram os V-MODA, incluindo Paul Oakenfold, Kobe Bryant e até o Tom Cruise no filme Mission: Impossible — Ghost Protocol.»

Autenticidade e Inovação

«No entanto, nunca “pagamos para jogar”, tal como outras marcas de auscultadores fazem atualmente, porque sentimos que é uma “poluição” e uma falsa colocação de produto. Ao longo do tempo, muitas vão sair do mercado, mas estou a construir algo intemporal. Investimos fortemente nos nossos próprios laboratórios e em pesquisa, concentrados em qualidade, ergonomia e tecnologia. A V-MODA revolucionou todas as partes dos auscultadores, tornando-as ultra resistentes e elegantes. Tentamos ser os primeiros a desenvolver tecnologia! Estamos constantemente a inovar e a adicionar novas funcionalidades. A nossa próxima geração de auscultadores estimula o moderno que anteriormente necessitava de grandes auscultadores, colunas e amplificadores para atingir o seu som perfeito. Mais uma vez, somos uma das primeiras empresas a oferecer estas soluções.»