Cultura e tradição marcam as emblemáticas Festas da Cidade e Gualterianas em 2025, celebradas no coração de Guimarães até 4 de agosto.
Tradição celebrada desde 1906 em Guimarães em honra de São Gualter, as Festas da Cidade e Gualterianas representam um momento de união intergeracional, da celebração cultural das tradições em convivência com a visão contemporânea, sendo, simultaneamente, um motor artístico, social e económico para a cidade e a região.
Em 2025, este momento alto do calendário anual vimaranense promete voltar a juntar milhares de pessoas em Guimarães ao longo de um cartaz que inclui a realização da XXVII Feira de Artesanato de Guimarães, Animação de Rua com Grupos de Bombos, a Batalha de Flores, a Feira de Gado e Concurso Pecuário, o Festival Internacional de Folclore, as Noites de Fado, a Arruada e Encontro de Tocadores de Concertina, o Desfile de Charretes Antigas, a Majestosa Procissão em Honra de S. Gualter, entre muitas outras atividades, encerrando sempre, em beleza, com a Marcha Gualteriana.
Este ano, o Largo do Toural volta a ser palco de grandes concertos protagonizados por António Zambujo com Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento (1 agosto), Carolina Deslandes com Agir e Rita Rocha (2 agosto), e Ana Bacalhau, Irma, Paulo de Carvalho e Ricardo Ribeiro com a Orquestra de Pevidém (3 agosto).
Já este fim de semana, nas noites de 1, 2 e 3 de agosto, a partir das 22h00, o Largo do Toural volta a ser o epicentro musical das festas, com um cartaz que reúne grandes nomes da música nacional, incluindo DJ sets após os concertos de sexta e sábado, todos de acesso gratuito.
No dia 1 de Agosto, António Zambujo e o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, ambos oriundos do Alentejo, juntam-se em palco para enaltecer a cultura e as tradições portuguesas no primeiro grande concerto das Festas Gualterianas.
Fundado em 1986, o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento é herdeiro de uma longa tradição há muito reconhecida na região como “terra de bons cantadores”. O grupo, com idades compreendidas entre os 16 e os 93 anos, representa com distinção o cante alentejano, considerado em 2014 Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. António Zambujo dispensa apresentações. É um dos maiores representantes da música, da língua e da cultura portuguesa da atualidade a nível nacional e internacional, estando numa contínua digressão dentro e fora de portas há já vários anos.
Na noite seguinte , no mesmo palco, entra em cena a magia da música portuguesa com Carolina Deslandes, uma das vozes mais marcantes da nova geração. Neste concerto em Guimarães, Carolina será acompanhada por dois convidados muito especiais: Agir e Rita Rocha. Mais do que simples colaborações, este espetáculo celebra histórias de cumplicidade e apoio entre artistas. Agir, amigo de longa data, foi um dos pilares de força que incentivaram Carolina a nunca desistir da sua carreira. Já Rita Rocha, jovem talento revelado no The Voice Kids, viu em Carolina uma mentora e inspiração; alguém que a ajudou a encontrar o seu caminho no mundo da música. Juntos, prometem um concerto carregado de emoção, partilha e momentos inesquecíveis, onde o talento e os laços verdadeiros se unem numa noite que ficará na memória de Guimarães.
No domingo, o terceiro grande e surpreendente concerto das Festas Gualterianas em 2025 reserva-nos um dos momentos mais marcantes da sua edição com um concerto que une gerações e diferentes estilos. No mesmo palco, quatro vozes únicas da música portuguesa – Paulo de Carvalho, Ricardo Ribeiro, Irma e Ana Bacalhau juntam-se à Orquestra de Pevidém, num espetáculo que promete ser inesquecível. Entre o fado, a música popular e o soul, este concerto celebra a diversidade da música nacional, numa harmoniosa fusão entre o clássico e o contemporâneo. A Orquestra de Pevidém, com o seu talento e versatilidade, será a ponte que liga os diferentes universos musicais destes artistas. Uma noite de celebração, emoção e comunhão artística, onde a tradição se reinventa ao som das vozes que marcam a identidade de Portugal.
Mantendo sempre o foco na preservação e promoção das tradições culturais locais e na sua ligação ao paradigma artístico e cultural vivido na atualidade, as Festas Gualterianas manifestam-se através de uma programação diversificada, sempre de cariz gratuito, onde este ano se pode destacar desde logo a XXVII Feira de Artesanato de Guimarães. Até 4 de agosto, o Jardim da Alameda de São Dâmaso serve de palco para a exposição e compra de diversos produtos artesanais, bem como de atividades culturais e momentos de convívio tão diversos como oficinas de serigrafia, de gravura, de construção de fantoches de meia, e de olaria, o concerto da Bandstand Blues Band e a sua “Tournée Mundial dos Coretos de Guimarães – 10 anos depois”, e a apresentação de duas coleções de joalheria de Agostinho da Silva Pinto e Jacinto Teixeira, inspiradas na forma da Cantarinha dos Namorados.
A programação deste ano inclui igualmente diversos outros pontos de programação e vivência representativos da alma vimaranense. Um dos momentos mais aguardados é o regresso da Batalha das Flores, que promete encher as ruas da cidade de cor, alegria e criatividade. A este destaque juntam-se muitos outros momentos imperdíveis, como a Feira de Gado e Concurso Pecuário, o Festival Internacional de Folclore, as Noites de Fado, a Arruada e Encontro de Tocadores de Concertina, o Desfile de Charretes Antigas, a Majestosa Procissão em Honra de S. Gualter, entre muitas outras atividades e, como habitualmente, o encerramento com a Marcha Gualteriana a percorrer as ruas da cidade na noite de 4 de agosto.
À semelhança dos últimos anos será colocada uma bancada no Largo da Mumadona para quem quiser desfrutar da Marcha Gualteriana com maior conforto. Os bilhetes podem ser adquiridos pelo valor de 7,50 euros nas bilheteiras da Loja Oficina (Rua Rainha D. Maria II), do Palácio Vila Flor, da Casa da Memória e do Centro Internacional das Artes José de Guimarães.
PROGRAMAÇÃO
Até 4 agosto
Alameda Alfredo Pimenta – Parque de Diversões
Terça 29 julho
21h30 – Coreto do Jardim da Alameda de São Dâmaso
Bandstand Blues Band
Tournée Mundial dos Coretos de Guimarães – Concerto 10 Anos Depois
Sexta 1 agosto
18h30 – Ruas da Cidade
Desfile e concentração de Grupos de Bombos
Grupos de Bombos Amigos da Borga, Mestre Zé, Os Completos e Teixeira e Lopes
20h30 – Largo Condessa do Juncal
Cantares ao Desafio
21h00 – Largo da Misericórdia
Festival Internacional de Folclore
21h30- Largo de Donães
Noite de Fado: Liliana Queiroz & Convidados
22h00 – Largo do Toural
António Zambujo com Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento
24h00 – Largo do Toural
Dj Set
Sábado 2 agosto
18h00 – Ruas da Cidade
Batalha de Flores
21h00 – Largo da Misericórdia
Arruada e Encontro de Tocadores de Concertina
21h30 – Largo de Donães
Noite de Fado: CORDIS piano & guitarra portuguesa
22h00 – Largo do Toural
Carolina Deslandes convida Agir e Rita Rocha
24h00 – Largo do Toural
Dj Set
00h30 – Largo Condessa da Mumadona
Sessão de Fogo de Artifício
Domingo, 3 agosto
09h00 – Ruas da Cidade
Desfile e Concentração de Grupo de Bombos
Grupos de Bombos Amigos da Borga, Mestre Zé, Os Completos e Teixeira e Lopes
10h30 – Ruas da Cidade
XXII Desfile de Charretes Antigas
Com a participação da Associação Amigos das Pasteleiras
21h00 – Largo da Misericórdia
Carlos Ribeiro
21h30 – Largo de Donães
Noite de Fado: Os Amantes do Fado
22h00 – Largo do Toural
Ana Bacalhau, IRMA, Paulo de Carvalho e Ricardo Ribeiro com a Orquestra de Pevidém
Segunda 4 agosto
22h00 – Ruas da Cidade
Marcha Gualteriana
