13º Encontro de clientes Audium S.A. revela novidades

Inês Barrau

No que diz respeito às novidades apresentadas [José D’Avila, Administrador da Audium S.A. conduz-nos], comecemos pela marca Cordial, em que foram apresentados os novos cabos de instrumento: Snow, Vintage, Tweed, Crystal, Road e suas vantagens de utilização.

Na marca Symetrix foi apresentada a gama de processadores de som digitais de arquitetura variável, Jupiter e Solus, modelos já bem implementados no mercado, e os novos modelos Edge e Radius. O modelo Júpiter, modelo destinado a pequenas instalações, possui configuração fixa de entradas e saídas analógicas (4×4; 8×8, 12×4) e baseia-se na utilização de aplicações de processamento já pré-configuradas. O modelo Solus, ideal para pequenas ou médias instalações, nas diversas configurações de hardware (4×4; 8×8; 16×8), é um processador DSP que a partir de um software com uma extensa biblioteca de algoritmos permite construir desde o início uma cadeia de sinal. O novo modelo Edge, para instalações de maior envergadura, apresenta entradas e saídas configuráveis e também uma cadeia de sinal totalmente configurável. Ainda para grandes instalações, onde é necessário associar equipamentos, existe o Radius, que está equipado com porta DANTE, mas tem configuração de entrada e de saídas analógicas fixas (12×8). A cadeia de sinal também é totalmente configurável.

No que se refere à marca Digico, iniciou-se a apresentação com um enquadramento histórico através de três gerações: Soundtracks, Digico série D e Digico série SD, sendo, neste último caso, apresentadas as características comuns e diferenças, protocolos de ligação, racks e as características-chave. Posteriormente, realizou-se uma série rápida de actividades, tais como, breve apresentação do site digico.audium.pt, instalação dos modos offlines das mesas Digico e exemplificação do funcionamento da mesa para misturar 32 vias de áudio em 2.

O elemento mais aguardado na agenda deste encontro anual de clientes chamava-se Electrovoice em que Franz-Josef Menke [Sales Manager da marca] apresentou as novas colunas da série ZLX, de 12″ e 15″, o melhor produto na sua classe, que oferece um novo patamar de controlo, portabilidade e facilidade de uso.

Esta série, apresenta um mostrador LCD e controlo DSP através de um botão com presets para configuração precisa e rápida. Este controlo DSP tem 13 configurações possíveis, enquanto todas as outras marcas têm 1 ou 2. No mostrador LCD estão ainda representados 4 tipos de modos de frequência: Música (por defeito) – para leitura de música gravada; Live – para aplicações de voz e instrumento ao vivo; Discurso – para aplicações de voz falada; Clube – para leitura de música eletrónica gravada.

EGITANA