Quantcast


2022: Começa o Ano a Aprender Piano

2022: Começa o Ano a Aprender Piano

Redacção

No Novo Ano, aprende a tocar com os pianos digitais Roland Go:Piano

Não é novidade que aprender música é um ótimo estimulante para o crescimento e desenvolvimento das crianças – no que toca ao cérebro, o hemisfério esquerdo é responsável pelo processamento da linguagem e da lógica e o hemisfério direito é responsável pela criatividade. A aprendizagem musical pode exercitar os dois hemisférios simultaneamente – além de ser bastante divertido. Em idade adulta pode parecer mais complicado aprender um instrumento do zero, mas neuro-cientistas já provaram que nunca é tarde para começar. Essa aparente dificuldade surge precisamente nas expectativas depositadas na fase de aprendizagem, em que os adultos normalmente exigem resultados demasiado rápido. No entanto, a música não tem idades e muitas vezes é no processo de aprendizagem que está a magia e onde se passam os melhores momentos.

Se estás à procura da desculpa perfeita para desenvolveres os teus dotes musicais, a Roland ajuda-te. A gama de pianos digitais Go:Piano é o ponto de partida perfeito – mas não te deixes enganar pelo seu custo reduzido, pois trata-se de um piano adequado aos mais experientes que queiram uma solução portátil.

Existem essencialmente 2 modelos a ponderar: o Go:Piano de 61 teclas e o Go:Piano de 88 teclas. O objetivo destes modelos é proporcionar um instrumento leve, de fácil portabilidade e operação e com uma especial atenção a quem quer aprender – tudo isto sem comprometer na qualidade sonora.

Go:Piano61 VS Go:Piano88

Começando pelo hardware, o Go:Piano61 pesa cerca de 4Kg e o Go:Piano88 pesa 7Kg. Isto justifica-se pelas 27 teclas a mais do segundo modelo. Ambos os modelos podem ser alimentados com 6 pilhas AA ou usando um transformador, sendo que a versão de 61 teclas tem uma autonomia de 4-6 horas e a versão de 88 teclas tem uma autonomia de 2-4 horas. Ambos estão equipados com um sistema de colunas stereo mas também podem ser utilizados com headphones. Têm ainda uma entrada para um pedal de sustain e uma saída USB, permitindo usar ambos os modelos como controladores MIDI para qualquer software. O Go:Piano tem ainda uma entrada aux, permitindo ligar qualquer dispositivo e transmitir música nas colunas internas.

As teclas de ambos são de tamanho-real e inspiradas nos pianos de cauda acústicos, para uma fácil transição de um piano digital para um acústico.

Se a portabilidade for chave na tua decisão, o Go:Piano de 61 teclas provavelmente é a tua melhor opção, sendo que o de 88 teclas não se deixa ficar muito atrás no que toca a facilidade de transporte e no espaço que ocupa.

O que torna estes pianos ainda mais especiais é a sua integração Bluetooth – que permite ligar o teu smartphone ao piano e fazer stream de música sem fios através das suas próprias colunas. A Roland tem ainda uma série de conteúdo grátis para tornar a aprendizagem mais fácil, como aulas de piano online, karaoke ou tutoriais em vídeo, de algumas músicas. Podes ainda fazer streaming da tua própria biblioteca de música e tocar em conjunto com as tuas músicas favoritas ou usar a aplicação oficial “Piano Partner 2” que te permite integrar o teu smartphone e teres acesso a uma série de conteúdo didático. Ambos os modelos dispõem de um metrónomo incluído e uma função de gravação MIDI diretamente no piano, para poderes fazer playback e mais tarde exportar para o computador.

Além do clássico som de piano acústico, o Go:Piano de 61 teclas oferece 40  sons diferentes que o utilizador pode escolher enquanto que o de 88 teclas oferece 4 sons diferentes. Incluídos no modelo de 61 teclas estão 10 pianos acústicos, 7 pianos elétricos, 7 orgãos e uma seleção de 16 sons diversos. No modelo de 88 teclas está incluído 1 som de piano acústico, 1 som de piano elétrico (semelhante a um Rhodes), 1 orgão e 1 som de orquestra de cordas.

Como ambos os modelos não têm uma leque sonoro demasiado abrangente, isto permite que a qualidade e realismo seja superior à maioria dos pianos digitais, que muitas vezes comprometem a qualidade sonora face à grande quantidade de sons diferentes incluídos.

Ambos os pianos têm uma polifonia de 128 teclas e efeitos incluídos, como Chorus e Reverb.

Para os mais ambiciosos, existe uma versão do Go:Piano com Alexa incluída, para que se possa alterar parâmetros e comunicar com o piano com a própria voz.

Qualquer um dos modelos são opções bastante indicadas para principiantes, devido às suas funções de conectividade e conteúdo estimulante que garante que não se desista do instrumento. E em boa verdade todas as etapas podem ser divertidas com o uso da aplicação (grátis!) da Roland – tudo isto com a garantia de um som de piano digital premium.

Este dois modelos podem ser adquiridos em Egitana.pt. Mais informação em www.roland.com/pt-pt

Há melhor forma de começar o ano?