A Guitarra Pródiga de Page

A Guitarra Pródiga de Page

Nero

Estão a visualizar o concerto dos Led Zeppelin, em 1970, no Royal Albert Hall? Um dos maiores protagonistas dessa noite foi a guitarra de Jimmy Page – a Gibson Black Beauty de 1960, com o Bigsby B7.

A guitarra ganhou um estatuto ainda mais lendário por motivos infelizes. Logo em Abril do mesmo ano, a guitarra foi roubada num aeroporto. Nunca se soube muitos detalhes sobre o roubo e muito menos sobre o paradeiro da guitarra. Contudo, de acordo com o site oficial da Bigsby, a guitarra foi recentemente restituída a Jimmy Page. A retorno da guitarra é devido ao trabalho do coleccionador Perry Margouleff.

page5

Não há muitos detalhes sobre a actual condição da guitarra, o seu percurso ao longo destes anos, nem do processo como foi descoberta. Mas a história foi confirmada por Henry Smith, antigo roadie dos Led Zeppelin, que escreveu no Facebook: «Apraz-me anunciar que a Black Beauty está de regresso às mãos do Jimmy, em parte graças a Perry Margouleff», acrescentando que isto se passou há poucos meses e reafirmando a sua alegria por Page ter a guitarra de volta.

No player pode ver-se Page mandar abaixo “Bring It On Home” (nunca um título foi tão adequado) com a Black Beauty.