Quantcast


Ibanez Lança Novos Modelos de Baixos de Edição limitada- SR Standard, SR Premium e multi-escala BTB

Ibanez Lança Novos Modelos de Baixos de Edição limitada- SR Standard, SR Premium e multi-escala BTB

Miguel Grazina Barros

A Ibanez começou bem 2022 – depois de estrear as renovadas guitarras elétricas AZ e RG Premium e duas guitarras acústicas totalmente novas, a marca japonesa apresenta agora uma grande variedade de baixos SR Standard, SR Premium e multi-escala BTB.

É um lançamento impressionante com 11 baixos no total, embora possa ser dividida em 7 SR Standard e SR Premiums de edição limitada – que celebram o 35º aniversário da série SR – um trio de baixos multi-escala BTBs e um baixo acústico estilo AEG. Cada categoria carrega uma série de destaques, como os fretboards multi-escala dos BTBs, os corpos em Nyatoh dos SR Standards e o Flame Maple dos comemorativos SR Premiums.

Os novos modelos da Ibanez também estão disponíveis em uma variedade de 4 e 5 cordas, bem como uma coleção de configurações de pickups diferentes.

Ibanez BTB805MS, BTB806MS e BTB605MS

Cada um dos novos modelos de BTB da Ibanez apresentam especificações idênticas, com um braço de maple/ nogueira de cinco peças com hastes de reforço de grafite, bem como uma fretboard de madeira panga panga que apresentam trastes de aço inoxidável médios.

Os três modelos também vêm equipados com os pickups humbucker de baixo T1 recém-desenvolvidos da Ibanez, que apresentam bobinas montadas individualmente que visam melhorar a acessibilidade ergonómica dos instrumentos e fornecer uma experiência de som com mais nuances.

Outras especificações universais incluem bridges MRS5S, hardware preto, um EQ de três bandas personalizado e um comprimento de escala de 37” na corda B (Si) – uma característica não presente noutros baixos Ibanez.

Em termos de diferenças, tanto o BTB805MS quanto o BTB806MS apresentam o corpo cinza/ okoume em poplar burl, tratado com um acabamento transparent Grey Flat, enquanto o BTB605MS apresenta o corpo em okoume padrão e uma cor Cerulean Aura Burst Matte.

Existem também algumas diferenças subtis no espaçamento das cordas – o BTB805MS e o BTB605MS apresentam espaços de 18mm, enquanto que o BTB806MS possui espaços de 17 mm.

O modelo BTB805MS e o BTB806MS estarão disponíveis por $1.997 e $2.066, respectivamente, enquanto que o BTB605MS custará $1.791.

[carrega na imagem para ver a galeria]

Ibanez SR300EDX, SR305EDX, SR400EPBDX, SR405EPBDX

Apesar da confusão de letras e números, os modelos disponíveis são bastante simples no que toca às SR Standard de edição limitada – apenas estão disponíveis dois modelos, cada um disponível em variação de quatro e cinco cordas, um total de quatro baixos.

O primeiro é o SR300EDX, que vem equipado com um corpo nyatoh, braço de maple/ nogueira de cinco peças e uma fretboard de jatobá com incrustações de pontos brancos. Possui também um par de pickups PowerSpan Dual Coil – controlados por meio de um EQ de três bandas e Power Tap Switch – bem como uma ponte Accu-cast B500.

O seu irmão de cinco cordas, o SR305EDX, é exatamente o mesmo, embora tenha uma ponte Accu-cast B505 maior. Ambos têm a cor Rose Gold Chameleon.

Os outros SR Standard têm um acabamento em poplar burl, estilizado em Tropical Seafloor Burst, por cima do corpo de nyatoh. As especificações são as mesmas de antes: pickups PowerSpan, bridges Accu-cast e fretboards de jatobá.

Novamente, a única coisa que diferencia o SR400EPBDX e o SR405EPBDX é a corda extra.

O SR300EDX e SR305EDX estão definidos para ser listados por $533 e $599, respectivamente, enquanto o SR400EPBDX e SR405EPBDX estarão disponíveis por $733 e $799.

Ibanez SR4FMDX, SR5FMDX e SR5CMDX

As últimas novidades de baixos elétricos são os SR Premiums, o mais luxuoso dos quais é, sem dúvida, o SR5CMDX de cinco cordas. Apresentando um acabamento de várias peças composto de maple encaracolado, nogueira, purpleheart e bubinga, o baixo incrível também possui um braço panga panga/purpleheart de cinco peças e fretboard de panga panga.

Por outro lado, o SR4FMDX e SR5FMDX – versões de quatro e cinco cordas do mesmo baixo – apresentam um corpo de freixo/ maple/ bubinga, acabamento de maple flamejado e uma fretboard de maple birdseye que fica acima de um braço de panga panga/ purpleheart de cinco peças.

No que toca à eletrónica há uma série de especificações universais, como pickups Nordstrand Big Break – controlados por um EQ ativo de três bandas – nuts Graph Tech Black TUSQ XL, bridges MRS5S e hardware dourado.

Em termos de cores, os modelos SR4FMDX e SR5FMDX idênticos apresentam um acabamento Verde Esmeralda de baixo brilho, enquanto o SR5CMDX apresenta uma cor Black Ice, também de baixo brilho.

O SR5CMDX estará disponível por $2.399, enquanto o SR4FMDX e SR5FMDX custarão $1.999 e $2.133, respectivamente.

[carrega na imagem para ver a galeria]

 

Ibanez AEGB24E

Por último está o baixo acústico AEGB24E. Disponível em Mahogany Sunburst ou Black High Gloss, o modelo apresenta um corpo em forma de AEG composto por sapele. O modelo de 32” também exibe um braço de nyatoh/ maple de três peças, fretboard de nogueira e uma roseta de acrílico.

Em termos elétricos, vem equipado com um pickup undersaddle e um sistema de pré-amplificação Ibanez AEQ-2T, completo com afinador integrado e controles de volume, agudos e graves.

Outros apontamentos incluem um descanso de dedo extralongo removível, afinadores fundidos e uma bridge de nogueira.

O Ibanez AEGB24E estará disponível por $674.

[carrega na imagem para ver a galeria]

EGITANA