A Tecnologia Yamaha Professional Audio Trabalhará a Dobrar na Winter NAMM 2020

A Tecnologia Yamaha Professional Audio Trabalhará a Dobrar na Winter NAMM 2020

Redacção

Os produtos de áudio profissional Yamaha estarão em exibição – e em acção – na Winter NAMM Show de 2020. No interior do Marquis Ballroom e do Elite Lounge, no Marriot de Anaheim, o espaço (mais de três mil metros quadrados) de exposição da Yamaha irá incluir a gama completa de consolas digitais de mistura, amplificadores e altifalantes, além das mais recentes ferramentas de produção áudio na Steinberg Media Technologies e altifalantes NEXO, ambas empresas Yamaha.

A NAMM 2020 marca a estreia da Yamaha na apresentação de cada um dos grandes eventos no palco exterior da Grand Plaza. As consolas Yamaha RIVAGE PM10 e o amplificador e sistemas de altifalantes NEXO vão alimentar cada uma das exigências sónicas para os três concertos do palco, com actuações de artistas de excelência como a cantautora Sarah McLachlan e o lendário ensemble de metais Tower Of Power. O áudio comercial da Yamaha também será o motor do som na NAMM Night Of Worship, um evento Yamaha que conta com Michael W. Smith, premiado artista de música devocional contemporânea, e terá lugar no Anaheim Hilton.

A Yamaha irá anunciar novos produtos na exposição e irá promover sessões contínuas sobre tendências e tecnologia de consolas. Os visitantes da NAMM irão também experimentar demonstrações de actualizações de modelos das gamas de consolas de mistura digitais como a RIVAGE, CL e QL, o sistema PA portátil STAGEPAS 1K, os sistemas altifalantes NEXO point-course P12/L15, a gama de altifalantes DZR expandida com ligação áudio network DANTE e as mais recentes versões do software Dorico, Cubase e WaveLab da Steinberg.

«A NAMM 2020 irá oferecer à indústria uma visão singular e bastante próxima de todo o poder de áudio profissional da Yamaha», diz Glenn Booth, director de marketing do departamento Yamaha Professional Audio. «Poderão descobrir as tecnologias no nosso espaço de exibição e salas de dmonstração e ainda ouvi-las ao vivo, como se estivessem em concerto ou em serviço devocional, uma vez que estes são os sistemas usados em cada cenário e aplicação sonora possível por todo o mundo».

As consolas de mistura digitais das gamas Yamaha RIVAGE PM, CL E QL dão aos engenheiros de som a combinação de características que necessitam, incluindo conforto ergonómico, menus de navegação simples, a capacidade de guardar e evocar facilmente definições e entradas/saídas de sobra para suportar qualquer tipo de performance. Actualizações recorrentes de firmware para cada uma das gamas acrescentam continuamente novas características para expandir capacidades de routing, acesso aumentado a definições e parâmetros cénicos, maior suporte de plug-in e controlo aumentado de altifalantes e microfones.

A NEXO irá destacar o altifalante compacto e multi-funcional P12, o primeiro da marca com 12”, ideal para um largo espectro de aplicações de reforço sonoro. Os utilizadores podem emparelhar o P12 com a coluna subwoofer L15, especialmente desenhada para correspondência, tornando-se ideal para aplicações suspensas ou para usar como preenchimento de bateria. Com um novo load acústico que usa um cone de graves de 15”, a L15 está desenvolvida para máxima eficiência e volume, com quase toda a face frontal da coluna composta por uma superfície disseminadora.

A NEXO vai acrescentar o controlador/amplificador de alta-potência NXAMP4x4mk2 à sua gama de soluções de processamento e potência NXAMP. O novo modelo topo-de-gama é o mais potente amplificador no seu segmento, com capacidade de 3,300 watts por canal em quatro Ohms e 4,500 watts por canal em dois Ohms. Com um peso de cerca de 25kg numa elegante embalagem 3U, o 4x4mk2 é mais pequeno e oferece 12% de potência a mais que o seu antecessor.

O Yamaha STAGEPAS 1K é um completo e portátil sistema PA, alimentado por um altifalante matriz de alta-frequência com a potência de um amplificador de 1000 W Class-D e carregado com 10 drivers 1.5” de pequeno diâmetro, para um recorte e detalhe de nível profissional. O sistema STAGEPAS 1K possui um singular mixer digital de cinco canais, com três canais de entradas micro/linha em mono e entradas stereo. A app iOS/Android gratuita STAGEPAS Editor permite que os utilizadores ajustem volume e EQ remotamente.

A Steinberg Media Technologies lançou recentemente novas versões de software Dorico, Cubase e WaveLab e cada um estará em exposição na NAMM 2020.

O Dorico Pro 3 e o Dorico Elements 3 acrescentam templates de reprodução personalizáveis e novas características para produzir automaticamente uma notação condensada de compositor (versão Pro apenas), além de suporte para tablatura, notação de guitarras e mudanças de pedal de harpa.

O WaveLab 10 melhora a sua masterização áudio, edição e refinação do fluxo de trabalho ao acrescentar suporte de reprodução vídeo, mais efeitos externos, pista de referência e undo/redo melhorado, entre outras características.

O Cubase 10.5 combina sofisticadas ferramentas áudio/MIDI com uma qualidade áudio pristina, o que resulta numa das mais avançadas DAWs disponíveis actualmente.

A Steinberg irá também destacar a sua gama UR-C de interfaces áudio USB, com uma resolução áudio 32-bit/192 kHz e ligações via USB-C e USB 3.1 Gen. 1 SuperSpeed USB a qualquer computador Windows e Mac, tal como a dispositivos iOS.

Para complementar os produtos em exibição vão decorrer sessões informativas e práticas, apresentadas pelos especialistas técnicos da Yamaha, Chip Allen e Chris Hinson, que vão abordar as características, funcionalidades e design das consolas de mistura digitais RIVAGE PM10, CL e QL e permitir que os visitantes tenham tempo para misturar um projecto nessas consolas.