A Yamaha Pacifica de Jeff Schroeder, dos Smashing Pumpkins

A Yamaha Pacifica de Jeff Schroeder, dos Smashing Pumpkins

Nero

Jeff Schroeder, dos Smashing Pumpkins, tem trabalhado em proximidade com a Yamaha no desenvolvimento de novos produtos e no seu próprio gear. Em vídeo, o músico fala na sua guitarra Pacifica e nas suas alterações.

Jeff Schroeder e James Iha, os guitarristas dos Smashing Pumpkins, andaram com uns misteriosos protótipos singlecut na estrada o ano passado, incluindo na sua passagem pelo NOS Alive 2019, altura em que assinalámos essa curiosidade. Principalmente Schroeder, já que Ilha é mais fiel à sua Gibson LP. Mas se ainda não podemos adiantar muito sobre os intrigantes protótipos, Schroeder levantou o véu sobre a sua nova paixão, uma Pacifica fortemente modificada.

O modelo foi revelado na mais recente edição da NAMM e possui escala de 24 trastes, sistema Floyd Rose, entre outras características Super Strat que oscilam entre a melhor tradição dos anos oitenta com alguns apontamentos contemporâneos. A Yamaha estreou a sério documental “On The Bench” e o primeiro episódio é precisamente uma conversa com Schroeder, na qual o guitarrista aprofunda as especificações da guitarra.

A sua Pacifica inclui um pickup Sustainiac, humbuckers cerâmicos Seymour Duncan Custom Hunter George Lynch, trastes em aço inoxidável, locking tuners da Gotoh e o referido sistema tremolo Floyd Rose Original Hot Rod. «Praticamente durmo com esta guitarra. responde a todas as necessidade que tenho enquanto guitarrista, actualmente. É linda, tem um excelente som e responde de forma fantástica». Actualmente estão-lhe a ser construídos mais dois modelos com corpo em alder.

Acompanham o canal Yamaha YouTube para mais episódios. Na série, Pat Campolattano (Senior Guitar Designer e Luthier na Yamaha) irá conversar com os artistas em lockdown para os quais construiu ou modificou guitarras.