Abigail Ybarra reforma-se após 50 anos

Abigail Ybarra reforma-se após 50 anos

Inês Barrau

Falar de pickups nas guitarras da Fender e de Abigail é já um sinónimo.

Nada era comum e talvez seja isso que tenha levado ao nascimento de um ícone. É mulher em mundo de homens. Dedicou-se à bobinagem de pickups e ficou mais de 50 anos a aperfeiçoar a arte. Entrou na Fender em 1956 e desde então fez esta bobinagem em muitos dos modelos mais populares da marca e que passaram pelas mãos de nomes como Jeff Beck, Eric Clapton, Jimi Hendrix, Buddy Holly, Stevie Ray Vaughan, e muitos outros.

Ela literalmente ‘set the tone’ para a Fender, e vamos continuar o seu legado Fender Custom Shop“, referiu Mike Eldred, diretor de Marketing da Fender Custom Shop”. Nos últimos três anos, Josefina Campos, também ela especialista em pickups da Fender Custom Shop, tem sido aprendiz de Ybarra, absorvendo meio século de experiência. Fica assegurada a arte, para alívio de muitos…

A retirada de Abigail Ybarra do mundo dos pickups será uma data a assinalar na história da Fender. O dia em si, foi celebrado num concerto para os seus trabalhadores, com a animação a cargo de “Los Lobos”.

EGITANA