Action Strings

Timóteo Azevedo

A Native Instruments anunciou o lançamento de um novo pacote de samples para o Kontakt 5. Desta vez o foco esteve nos sons típicos de uma orquestra de cordas em passagens cinematográficas cheias de drama e acção. O novo Action Strings foi desenvolvido em parceria com a Dynamedion, uma empresa dedicada à composição de banda sonoras e design de som para cinema, televisão e videojogos.

O Action Strings reúne 150 frases musicais, divididas em cinco frases por tema e com o utilizador a encontrar mais cinco slots customizáveis. O facto dos samples terem sido gravados por frases permite que a reprodução apresente um elemento de execução muito natural. Todas as frases a poderem ser tocadas em todas as tonalidades. As frases variam de ritmos simples a melodias mais complexas, gravadas com dois níveis dinâmicos diferentes. Podemos misturar os dois níveis dinâmicos, alterar os padrões harmónicos de tonalidade maior para menor ou alterar a velocidade para criar efeitos de ritardando e de accelerando.

As frases foram tocadas e gravadas ao vivo pela FILMharmonic Orchestra Prague, com os samples a ficarem a cargo dos produtores da Dynamedion. A orquestra de 60 peças estava dividida em 36 instrumentos no ensemble agudo, com 22 violinos, oito violas e seis violoncelos; e 24 instrumentos no ensemble grave, com dez violas, oito violoncelos e seis contrabaixos. No total são 14 GB de samples, num pacote desenhado para proporcionar acesso fácil a possibilidades expressivas como progressões complexas sem necessidade de uma vida de estudo de teoria musical e composição de arranjos.

O Action Strings está disponível nas versões de download ou suporte físico, encomendado através da loja online da Native Instruments por 299€.

EGITANA