As Apps & Software Gratuito do Lockdown

As Apps & Software Gratuito do Lockdown

Nero

Com o intuito de ajudar a distrair a mente de quem está de quarentena ou isolamento voluntário por causa do coronavírus, para aqueles que estão com os rendimentos reduzidos, várias marcas de instrumentos musicais têm disponibilizado software para utilização gratuita.

Não é de agora. Todos gostamos de ferramentas de edição e produção musical que reúnam a maior qualidade ao melhor preço possível. Se forem gratuitas, tanto melhor. É por isso que os nossos artigos de aplicações musicais geram tanta audiência no site. Casos da nossa lista de apps gratuitas para fazer música, para guitarristas e até para vocalistas.

Naturalmente que este isolamento social que nos é pedido, para combater o coronavírus, acaba por nos dar mais tempo para desenvolver a nossa música (sejamos amadores, semi-pros ou profissionais realizados). Com o intuito de ajudar a distrair a mente de quem está de quarentena ou isolamento voluntário por causa do coronavírus, para ajudar tantos que fazem da música a sua profissão ou uma fonte de rendimentos que agora está bastante reduzida (para não dizer que é nula, várias marcas de instrumentos musicais têm disponibilizado software para utilização gratuita. Pelo menos temporária.

A AS tem anunciado essas campanhas que, felizmente, têm sido recorrentes. Daí reuni-las numa lista, num único sítio.

Pro Tools | Uma boa medida da Avid, ainda que bastante restrita. Muitos profissionais de todos os sectores estão forçados a trabalhar de casa durante a crise COVID-19. A empresa anunciou que irá criar um número limitado de licenças gratuitas (com um prazo de duração de 90 dias) dos seus produtos e disponibilizá-las a empresas media e instituições académicas. Para obter esta promoção, as empresas necessitam enviar o pedido de licença em nome dos seus funcionários, e especificar se a licença é em formato full-time, sob contrato laboral ou freelance. De modo similar, os institutos de ensino que recorrem aos produtos Avid necessitam enviar os seus requerimentos, em nome dos estudantes. Podem verificar as restrições e como fazer o requerimento no website da Avid.

Serato Studio | Se o Pro Tools é demasiado elitista para vós, a DAW da Serato é precisamente o oposto. Lançada em 2019, a Serato Studio é uma DAW bastante simples e intuitiva de utilizar, criada a pensar naqueles que estão a dar os primeiros passos na produção musical e principalmente pensada, no que respeita ao seu workflow, para DJs. Foi recentemente actualizada e passou a ter uma versão gratuita disponível temporariamente. Esta versão possui capacidade full save intacta, tal como a funcionalidade de exportação, e não tem qualquer restrição de tempo. Está, no entanto, limitada nos números de decks e pistas que podem trabalhar e a exportação, ainda que funcional apenas permite MP3. Mase estão a dar os primeiros passos e já dominam o famoso e porreirinho Audacity, vale a pena experimentar.

iSpark & Pigments | A Arturia está a oferecer o download da avançada drum machine iSpark e do sintetizador virtual Pigments 2. A iSpark possui uma ampla biblioteca de conjuntos de baterias e possui samples de hardware clássico. No total, são 640 instrumentos e 40 drum kits. Podem executar e gravar padrões rítmicos em tempo real, tal como ajustar rapidamente os sons, e há um sequenciador 64-step. o iSpark inclui ainda efeitos, mixer e a capacidade de ligar os patterns para alargar ao formato canção. O Pigments é um plugin de sintetizador dual-engine e dual-filter, carregado com vários tipos de efeitos e com sequenciador. A nova Version 2 acrescenta um motor de samples, modo granular e sequenciador melhorado. Mais informação e links para download AQUI.

#StayHome Elements Collection | A Steinberg criou um pacote de ferramentas que vão poder usar com licença gratuita durante dois meses. Cubase Elements, Dorico Elements, WaveLab Elements e Absolute Collection (enorme colecção de plugins) estão disponíveis para download até ao próximo dia 15 de Maio. A partir do momento que descarreguem o software, a licença gratuita deste estará válida durante sessenta dias. Mais info e links no artigo original.

Live 10 Suite | A Ableton também libertou a sua DAW Live 10 para usou gratuito temporário. Além do Live, a marca juntou uma série de plugins e soundware no pacote Suite, incluindo o Max, que permite personalizar os teus próprios dispositivos. Se nunca utilizaram o Live, a Musicradar possui alguns tutoriais, que vos podem ajudar a começar a fazer música. Podem fazer download do teste de 90 dias do Live 10 Suite no website da Ableton. O Live 10 Suite pode ser operado em PC e Mac.

Apple Logic Pro X | Pela primeira vez, o Logic Pro X está disponível em versão experimental gratuita. Passada toda esta estranha situação global, a DAW vai continuar no formato gratuito de trial, mas em versão reduzida a 30 dias. Anunciada oficialmente, a versão de teste gratuita está disponibilizada no website da Apple, na página Logic Pro X.

Soundtoys Effect Rack | Mais recentemente, a Soundtoys libertou o seu plugin  Effects Rack (normalmente apenas disponível no bundle Soundtoys 5) até ao dia 30 de Junho. Trata-se de um poderoso plugin multi-efeitos que permite criar correntes de processamento usando 14 efeitos clássicos da Soundtoys, como os delays EchoBoy e PrimalTap, os saturadores Decapitator e Radiator, ou o Tremolator e FilterFreak para modulação e filtros rítmicos. Podem descobrir mais sobre este plugin e obter a vossa licença temporário no website da Soundtoys.

Roland Zenbeats | A Zenbeats inclui sons de bateria provindos da gama de caixas de ritmo Roland TR. Oferece samples, instrumentos e efeitos para trabalhar também. Podem gravar utilizando drum pads, teclados ou note grid e os sons podem ser ajustados com movimentos touchscreen. Se a base da app é gratuita, os 15 paus referidos dizem respeito ao desbloqueio de funções, que agora, durante a quarentena, foram desbloqueados. Assim o download da app garante recurso completo a 23 instrumentos e o pacote de conteúdos Sampleverse de 500MB. Também estão acessíveis ferramentas de mistura e opções de exportação. Por exemplo, podem exportar stems para usar na vossa DAW principal. Apanhem a Zenbeats na Google Play Store ou Apple App Store.

Roland 4XCAMERA | Facilita a criação de vídeos musicais com um máximo de quatro performances divididas no ecrã. Começa por gravar uma performance em vídeo para a app, em seguida, canta ou toca em acompanhamento e grava até mais três performances, acrescentando novas partes a cada passo. Enquanto tocas, o som é gravado através do microfone integrado no dispositivo ou através de ligação a um gravador áudio. Ajusta o volume em cada tela para criares a mistura de som perfeita e recorta os vídeos para a duração desejada. Normalmente, a app está associada de forma totalmente desbloqueada aos utilizadores Roland Go:Mixer. Apesar de gratuita, algumas funcionalidades são apenas desbloqueadas mediante pagamento. Agora, durante a pandemia coronavírus, a Roland desbloqueou totalmente a app para qualquer utilizador a usar na sua plenitude de forma gratuita.

Minimoog Model D | A Minimoog Model D iOS app trata-se de uma emulação oficial de um dos mais famosos sintetizadores de todos os tempos, preparada para operar em iPhone e iPad, com um preço normal de 15 dólares. Estávamos ainda no início do lockdown quando a Moog decidiu torná-la gratuita. Actualmente disponível para operar como um plugin AUv3, a app Model D dá-nos uma experiência extremamente realista do som do Minimoog, além das funcionalidades e resposta exacta do aparelho real. Não é certo por quanto tempo a app Minimoog Model D estará disponível gratuitamente, portanto não se demorem a fazer o download se desejarem obter a app, por exemplo na Apple App Store.