As Guitarras de Prince

As Guitarras de Prince

Nero

A Madcat, a Cloud e a Love Symbol, as três guitarras mais famosas do músico.

Pela projecção da sua excentricidade, por ser mais multi-instrumentista que exclusivamente dedicado à guitarra ou por preconceito quanto às estéticas sonoras, por algum motivo Prince é muitas vezes ostracizado na galeria dos grandes guitarristas das últimas décadas. Nada mais errado, pois Prince foi um exímio guitarrista, capaz de se expressar em vários estilos e com várias técnicas. Essa versatilidade, de resto, foi bem exposta numa linguagem exímia de funk cruzada com a capacidade para solar dentro de um poderoso estilo do rock clássico, com uma sensibilidade bem blues para bends e sustain. Além da sua técnica, Prince acrescentou alguns modelos de guitarra notáveis e bastante peculiares à história do instrumento.

madcat-vr-1

MadCat | Uma das guitarras principais do músico, surgida no início dos anos 80. A MadCat é uma cópia de uma Fender Tele japonesa, dos anos 70, cujo design seria mais tarde vendido por H.S. Anderson à Hohner – a famosa marca alemã de harmónicas – que deixaria a produção das guitarras no Japão, construindo-as com o seu logo. A MadCat tem um corpo em maple, com a famosa tira de walnut a trespassá-la, o binding tortoiseshell é falso e outro dos aspectos mais distintos da guitarra é o pickguard no acabamento “leopardo”. Tem uma escala de 25 ½”, com uma ponte fixa e dois single coil. A ponte é um dos detalhes que mais distingue a guitarra dos modelos Fender – ao contrário do design clássico Telecaster, o design hard-tail é mais inspirado nas Stratocaster. A proximidade do pickup de ponte com a própria ponte dá-lhe um timbre naturalmente funk, o que fez Prince apaixonar-se pela guitarra e adquirir diversas réplicas, durante a sua carreira e devido ao uso intensivo destes mdoelos, Prince mudou-lhes várias vezes os braços.

prince purple rain

cloud guitar detail

Cloud | Com a sua fama a aumentar, Prince criou alguns modelos custom. A primeira guitarra Cloud surgiu no filme “Purple Rain”. Originalmente, foram construídos quatro modelos, pelo luthier David Husain, conterrâneo de Prince. São construídas totalmente em maple, num design neck through. Na sua escala surgiu pela primeira vez o Love Symbol, como marcadores de escala. Esta possui 24 ¾” com 22 trastes médio/jumbo e um raio de 12”. Na posição de ponte surge um poderoso EMG 81 e o outro pickup é um EMG SA. As guitarras Cloud possuem o nut e a cobertura do parafuso do truss rod em bronze, com a ponte tune-o-matic e restante hardware da Schaller num acabamento gold-plated. O músico deu nome às quatro guitarras originais: Norte, Sul, Este e Oeste. Acabariam por surgir réplicas e mesmo a Schecter criou modelos Cloud que foram comercializados, a dada altura, no seu site oficial.

prince love symbol guitar

Love Symbol | Talvez a guitarra mais distinta de Prince. Faz parte da lista AS de guitarras bem estranhas! A Love Symbol foi construída por Jerry Auerswald, luthier alemão. É um design neck-through e usa a mesma configuração de pickups que a Cloud. O corpo do modelo original é em maple, com a ponte num design original de Auerswald. Escala de 24 ¾”, com 24 trastes e afinadores Schaller M6. Mais tarde um dos técnicos de guitarra de Prince construiu duas réplicas da guitarra, uma em preto e outra em branco, com corpo em mogno. Adepto de lançar as guitarras ao ar e deixá-las cair em palco, Prince usava estes dois modelos para o efeito, e o “corno” do modelo branco foi colado de volta várias vezes. Também estes modelos tiveram réplicas construídas pela Schecter, que Prince passou a usar.

Fonte do artigo: http://proguitarshop.com/andyscorner/prince-the-unsung-guitar-hero