Baquetas silenciosas da Adoro prometem reduzir volume para metade

Baquetas silenciosas da Adoro prometem reduzir volume para metade

Nuno Sarafa

Porque as baterias e os pratos podem ser demasiado barulhentos (para quem não os toca!), a Adoro acaba de introduzir no mercado as Silent Sticks, um meio barato e que, segundo a marca alemã, é capaz de reduzir o volume acústico em cerca de 50%.

Que atire a primeira baqueta, errr, a primeira pedra quem nunca sofreu por não poder tocar bateria confortavelmente sem incomodar as pessoas à sua volta! Pois é… Mas agora há mais um equipamento que promete reduzir drasticamente o volume das peças de bateria; são as Silent Sticks da Adoro.

Algo está errado quando um baterista tem de tocar atrás de um escudo de acrílico ou conter-se e tocar mais leve porque os outros dizem que a bateria está demasiado alta“. As palavras são do Director Executivo da Adoro, Stefan Korth, mas podiam ser de qualquer… baterista.

Segundo Korth, esse problema é passado. As Silent Sticks têm três características no seu design que permitem aos bateristas baixar confortavelmente o seu volume sem alterar a forma de tocar. As pontas Dual-Twist consistem em dois cordões de nylon firme, mas flexível, de monofilamento, arredondados como pequenos arcos e que são permanentemente incorporados com epoxi nos eixos do bastão. Em vez de saltar como o grânulo de uma vara típica, estas pontas ricocheteiam através da flexão, tornando possível praticar calmamente ou tocar concertos em volumes mais baixos sem ajustar a velocidade. Em segundo lugar, as hastes cheias de ar (16″/406mm de comprimento; 0,47″/12mm diâmetro) são de policarbonato leve, mas resistente ao choque e que absorvem o impacto dos golpes mais duros. Não se desgastam nem empenam. E para uma aderência sem deslizamento das baquetas e um grande controlo dos dedos há tiras de borracha texturizada X-Grips.

As baquetas silenciosas, refere a marca germânica, “eliminam a necessidade de uma gaiola de plexiglass ou qualquer outra engrenagem redutora de volume“. A Adoro também tem no seu catálogo de produtos um batente para o bombo redutor de volume. A marca anuncia ainda que, em breve, chegarão os bombos silenciosos. É aguardar, senhores bateristas.