Finalmente! A Behringer RD-9

Finalmente! A Behringer RD-9

Nero

Há muito prometida, a Behringer RD-9 chegará em 2021. O clone da uber lendária drum machine Roland TR-909 será disponibilizado num preço bastante apelativo, promete a marca alemã.

Desenvolvida por Tadao Kikimoto, a TR-909 tornou-se uma unidade clássica da Roland. A drum machine conquistou os músicos pela sua simplicidade funcional e a capacidade de processamento de parâmetros como attack, tone, tuning, decay ou accent. Em Setembro de 2020 surgiu um bom clone.

Disponível em forma de kit para montares tu mesmo, a SR-909 da Steda Electronics pode ser utilizada como sendo uma versão da 909, mas também pode servir como backup, utilizando-a como um conjunto de peças sobressalentes caso necessites de reparar a tua Roland original. Apesar da natureza de bricolage deste projecto, não é uma opção barata, já que custa… 909 dólares.

Pois bem, prometido há muito, chegou agora o clone da Behringer. Um novo vídeo reintroduz a unidade RD-9. «Completa com componentes analógicos», a marca descreve esta drum machine como «ajustada a todas as carteiras», talvez uma dica aos preços de unidades originais, ao digital TR-09 ou ao clone acima descrito.

Além da promessa de emular com enorme precisão a caixa de ritmos originais,, o RD-9 possui um modo “enhanced”, que oferece vários funcionalidades adicionais incluindo a capacidade de ajustar o pitch e pitch depth do bombo, além de controlo de afinação do prato de choque. As capacidades de conectividade também estão potenciadas, facilitando a integração do RD-9 em configurações contemporâneas.

Ainda não há confirmação de preços para esta máquina que chegará ao mercado nos próximos meses.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA