Benson Amps Germanium Boost (Self-Bias)

Benson Amps Germanium Boost (Self-Bias)

Nero

A Benson Amps apresentou um novo pedal de boost, baseado no seu modelo Germanium Fuzz. O Germanium Boost, semelhante à forma como o pedal do Germanium Fuzz funciona, auto-regula a sua tensão de potência de operação para obter mais consistência.

O novo Germanium Boost, ao contrário do controlo de temperatura do Germanium Fuzz da Benson, opera um circuito de correcção de erro na corrente para manter o BIAS correcto do seu transístor de germânio NOS. Isto permite ao pedal soar consistentemente mesmo considerando a derivação de componentes e as mudanças da temperatura ambiente e/ou sobreaquecimento do pedal.

Além da correcção de erro automatizada, o circuito do pedal incorpora um único transistor de germânio NOS e um buffer classe A, para aumentar a impedância de entrada do pedal e fornecer um boost de volume transparente antes do circuito de boost principal. O estágio de gain principal acrescenta uma pequena quantidade de compressão e coloração EQ ao som, para retocar o perfil sónico se estiver “sempre ligado” ou para dar uma sujidadezinha ao boost nos solos. Há um único controlo no pedal que adiciona e subtrai o volume, dependendo das  necessidades de gain. Uma vez ligado, o pedal leva cerca de 10 segundos a ajustar o seu BIAS automaticamente.

Visivelmente orgulhoso com o seu design, Christopher Benson refere: «O nosso objectivo era que as pessoas pudessem utilizar o som tão apreciado do transistor de germânio para colorir o seu som e impulsionar o seu sinal sem se preocuparem com o facto de poderem, eventualmente, arruinar um concerto ou sessão de gravação devido à imprevisibilidade do seu comportamento». A pequena stompbox vale uns 199 dólares e está disponível em bensonamps.com.

EGITANA