Blackstar Dept. 10, Novos Pedais Valvulados

Blackstar Dept. 10, Novos Pedais Valvulados

Nero

Os mundos analógico e digital estão reunidos nos novos pedais Dept. 10 da Blackstar, que prometem a sensação e o poder da amplificação de válvulas e a flexibilidade da simulação de colunas (DSP).

Esta nova série de pedais tem o nome da equipa de desenvolvimento tecnológico da Blackstar para a inovação e conta com três modelos: Boost, Dual Drive e Dual Distortion. Cada um deles alimentado por uma válvula tríodo ECC83 (12AX7), que opera a mais de 200V para oferecer um som orgânico, dinâmico e com o tradicional break up dos amps, quando se sobe o volume e aquece a válvula.

Os modelos Dual Drive e Dual Distortion apresentam ambos dois canais, cada um com os seus próprios controlos de Level e Gain, além de um switch alternador para escolher entre clean ou crunch, no canal um, eou dois tipos de overdrive, no canal dois. Os dois canais, de cada um dos pedais, partilham uma secção de EQs (graves, médios, agudos) e o controlo ISF da Blackstar, que alternar o carácter entre o estilo britânico e o americano. Depois temos as possibilidades digitais com o Cab Rig, o simulador de colunas DSP da Blackstar. Está disponível uma selecção de mais de 250 combinações virtuais, usando o software controlador Architect, e podem guardar-se três de cada vez no pedal.

A capacidade de ligação USB significa que o som do pedal pode ser gravado directamente em DAW. As capacidadaes de ligação XLR significam que os pedais podem ser ligados directamente a uma interface ou a uma consola para gravação ou mistura ao vivo. Estão ainda equipados com um loop de efeitos para integrações mais criativas da cadeia de sinal.

Depois, o Dept. 10 Boost. O pedal utiliza um estágio de gain Classe A, que passa para uma secção com equalizador Baxandall passivo. Os controlos são relativamente simples, com botões para o nível de boost, para os graves e para os agudos. A Blackstar descreve-o como «acrescentar dois estágios de válvulas extra quentes ao amplificador». Bom, Classe A significa que a válvula amplifica através de 360 graus da fase do sinal, ideal para elevar, de forma bastante limpa, o nível do sinal enquanto ainda se aumenta na resposta analógica tradicional numa válvula.

Podem descobrir mais sobre os pedais em blackstaramps.com.

EGITANA