Blackstar ID:15TVP e ID:30TVP

Timóteo Azevedo

A Blackstar Amplification anunciou na sua página oficial de Facebook o lançamento de dois novos modelos da sua série de amplificadores de guitarra programáveis, o ID:15TVP e o ID:30TVP.

Até aqui apenas disponíveis com potências de 60 e 100 watts, os dois novos modelos representam opções mais acessíveis para quem precisa de um amplificador mais pequenos mas quer ter acesso ao tom das vávulas. Ambos combos de um só altifalante, o ID:15TVP debita som com uma potência de 15 watts, indicado para ensaiar e para pequenas gravações domésticas. Por seu lado, os 30 watts do ID:30TVP garantem que se tem potência suficiente para não ser abafado pelo resto da banda no ensaio, e também sirva para concertos em salas mais pequenas. Os dois modelos estarão disponíveis a partir do Outono.

A ID: Series foi apresentada em Frankfurt, na Musikmesse 2012. Seguindo a lógica de individualidade da Blackstar, os amplificadores não se limitam a ter o maior número possível de emulações de modelos clássicos. Em vez disso, a série ID: vem equipada com uma tecnologia chamada True Valve Power, que oferece a escolha entre respostas acústicas semelhantes a seis tipos diferentes de vávulas de potência – EL84, 6V6, EL34, KT66, 6L6 e KT88. Em conjugação com a tecnologia ISF (Infinate Shape Feature, também exclusiva da marca), a Blackstar oferece as ferramentas para o utilizador construir o seu tom, em vez de tentar copiar o som de outros amplificadores.

Todos os modelos da ID: Series apresentam seis canais diferentes, onde encontramos Clean Warm, Clean Bright, Crunch, Super Crunch, OD 1 e OD2. Para além da tradicional equalização de graves, médios e agudos, o controlo ISF permite definir a resposta dos médios para um tom mais britânico ou mais americano (ou algo entre os dois). Na secção de efeitos, podemos optar entre 4 efeitos de modulação, 4 de delay e 4 de reverberação.

Os amplificadores vêm programados com 12 presets diferentes, com vários tons entre o limpo e a elevada saturação. No entanto, é possível programar e gravar os nossos próprios tons, até um total de 128. A programação é facilitada por um software GUI (Graphical User Interface) da Blackstar, fornecido com os amplificadores. A conectividade com o computador é feita através de uma porta USB, e os tons programados pelos utilizadores podem ser partilhados online. Este programa também permite fazer o re-amping de gravações de guitarra, e tem uma secção de áudio que permite acompanhar uma música que se tenha no computador. Permite ainda criar loops e até alterar a duração do áudio para ensaiar faseadamente.

Os amplificadores incluem ainda um afinador incorporado, uma saída de auscultadores (que também serve de saída de coluna emulada), uma entrada para leitores MP3 e sinal de linha e a capacidade de ligar um footswitch MIDI.

O ID:15TVP e o ID:30TVP surgem como boas opções para quem se quer focar em criar o seu som individual, e gosta de ter ferramentas para construir de raiz em vez de apenas poder alterar o produto final. Em baixo podes ver e ouvir o guitarrista Jamie Humphries a mostrar os presets incluídos na ID: Series.

EGITANA