Quantcast


Boss Anuncia a Nova Era Space Echo Com “RE-2” e “RE-202”

Boss Anuncia a Nova Era Space Echo Com “RE-2” e “RE-202”

Miguel Grazina Barros

Os dois novos pedais digitais são baseados no icónico “Space Echo RE-201” dos anos 70 e 80.

A Boss desvendou dois pedais de efeitos baseados na clássica unidade de efeitos “Space Echo RE-201”, originalmente concebida em 1974 e que faz parte do grupo de processadores de efeitos que são altamente procurados e lendários na história da música. Reconhecido pelos seus distintos sons de eco rítmicos, carácter quente e peculiaridades sonoras, este clássico baseado em “tape” (fita) continua a inspirar músicos, produtores e técnicos de mistura de som, mesmo quatro décadas depois.

O novo Boss “RE-202” é uma recriação avançada do som do lendário RE-201 Space Echo, com três switches e características alargadas e melhoradas. Por sua vez, o Boss “RE-2” é um compacto pedal Boss estilo “stompbox” com características centrais do Space Echo que definem o seu célebre som.

O processo de desenvolvimento dos dois novos pedais baseou-se na análise de várias unidades “RE-201” vintage, prometendo recriar o icónico “eco” e o “warble” do original, mas oferecendo novos algoritmos, incluindo o tape path, mecanismo de gravação/reprodução, variações de motor, coloração sonora do preamp, carácter de spring reverb e muito mais.

RE-202 Space Echo | A começar pelo “RE-202”, o pedal recria toda a aura vintage do RE-201 — sem a necessidade de substituir regularmente a tape e eliminando a manutenção do hardware. Estão incluídos todos os controlos principais do original, incluindo o icónico selecionador de modos de 12-posições. Os comportamentos foram replicados com precisão absoluta, tal como a alteração gradual de pitch, que ocorre quando o knob de “Repeat Rate” é utilizado, ou o “feedback runaway” que ocorre quando o knob de “Intensity” é elevado ao limite.

Com o efeito de desgaste de “idade” da fita selecionável e controlos variáveis, podes utilizar qualquer opção imaginável, desde um Space Echo completamente novo até ao carácter quente e peculiaridades de uma unidade original. Os controlos de “Saturação” introduzem um carácter quente e compressão com base na tape magnética e nos comportamentos de preamp do RE-201, enquanto o controlo “Wow & Flutter” providencia todas as características de modulação natural que são características do som do Space Echo.

O “RE-202” inclui funcionalidades expandidas para os músicos modernos, incluindo o dobro do tempo de delay, controlo de tap tempo, memórias para guardar predefinições e uma quarta cabeça de tape virtual que desbloqueia cinco combinações adicionais de som. Ao contrário do “RE-201” mono, o “RE-202” providencia entradas e saídas stereo e uma operação selecionável para guitarra ou dispositivos com “line-level”. Para o som “Dry”, podes escolher entre o som de preamp quente e do RE-201 ou um sinal limpo sem processamento. O “RE-2” também é compatível com controlo através de pedais externos – um pedal de expressão ou MIDI.

RE-2 Space Echo | Por outro lado, o “RE-2” acumula todo o carácter sonoro do “RE-201” dentro do famoso pedal compacto da BOSS. O selecionador de modos de 11-posições providencia acesso a três cabeças de tape virtuais, com ou sem spring reverb, e podes equilibrar a mistura de “echo/reverb” com os knobs de nível independentes. O “RE-2” também oferece as mesmas funcionalidades, como o controlo “Wow & Flutter”, tempo de delay ampliado, carryover selecionável, entradas e saídas stereo, tap tempo e compatibilidade com controlo externo.

Para mais informações sobre os pedais “RE-202” e “RE-2” visita o site da Boss.