BOSS, Katana Series

BOSS, Katana Series

Redacção

A BOSS apresentou a sua gama de amps Katana, um novo conjunto de amplificadores de guitarra com refinados sons rock e efeitos BOSS incluídos no circuito.

Derivada do processo de desenvolvimento por detrás do aclamado amplificador Waza, a gama Katana dá corpo à fervorosa busca da BOSS pelo som de rock definitivo. Katana – a espada tradicional dos samurai na história do Japão – é um símbolo de honra, precisão e artifício na cultura japonesa. Adoptando orgulhosamente o majestoso nome da espada, os amps Katana oferecem sons rock definidos e agressivos, delineados por gerações de dedicação e experiência BOSS. Com designs de circuito próprios e afinação meticulosa, a gama Katana combina construção tradicional com funções inovadoras para produzir amplificadores rock de nova geração.

A linha Katana consiste em três amplificadores combo e uma cabeça de amplificação. O Katana-50, de 50 watts, e o Katana-100, de 100 watts, estão equipados com um altifalante específico de 12”. O Katana-100/212 possui 100 watts de potência e está equipado com dois altifalantes específicos de 12”. O Katana-Head de 100 watts foi concebido para usar com uma coluna externa, como a Waza Amp Cabinet 412, por exemplo, mas possui um conveniente monitor de altifalante integrado, para ensaiar e antever o som.

Painel de controlo do modelo Katana-Head, de 100 watts.

Painel de controlo do modelo Katana-Head, de 100 watts.

Cada amp Katana possui cinco carácteres de amplificação seleccionáveis: Clean, Crunch, Lead, Brown e Acoustic. Cada carácter foi meticulosamente definido, pela equipa de engenharia BOSS, para oferecer uma vasta gama de sons profissionais aos músicos rock. Extraindo a sua essência do amp Waza, o carácter Brown disponibiliza um refinado som high-gain perseguido pelos maiores músicos rock. O carácter Acoustic potencia ainda mais a versatilidade do Katana, oferecendo o som natural a guitarras electro-acústicas. Cada amp Katana inclui também acesso integrado a 55 efeitos BOSS, que são personalizáveis usando o software de edição gratuito BOSS Tone Studio. Os utilizadores pode carregar para o amp 15 efeitos diferentes de cada vez e usar até três efeitos em simultâneo.

Com a poderosa função Tone Settings dos amps Katana, os músicos podem arquivar definições de amps e efeitos, para activar definições ajustadas minuciosamente de forma instantânea. Também é possível ligar footswitches e pedais de expressão opcionais, para controlos “mãos livres”. O Katana-Head suporta controlo via MIDI também. Ainda que os amps Katana possam incluir várias funções avançadas, oferecem interfaces intuitivos que permitem aos músicos escolher e acivar os sons rapidamente. Uma inovadora função Power Control permite que os utilizadores consigam sons no máximo da expressão em volumes reduzidos, uma enorme ajuda para tocar em salas pequenas ou ensaiar em casa.

Mais info e specs na BOSS.