BOSS, MD-500

BOSS, MD-500

Redacção

Máquina de potência monstruosa, o ultra versátil MD-500 oferece praticamente qualquer tipo de efeito de modulação que necessitem.

Primeiro foi o DD-500 e agora surgiram novas unidades na gama. Desde logo, o RV-500 e agora o MD-500 que conta 28 algoritmos diferentes incluidos, com parâmetros extensivos de programação , apresentando uma palete sonora quase infinita para criação. E com um processamento AD/DA de 32-bit de ponto flutuante e frequência de amostragem de 96 kHz, o resultado é uma qualidade sonora pristina. Os efeitos do MD-500 incluem muitos novos tipos de Prime e ainda recriações sónicas autênticas de clássicos vintage como o CE-1 Chorus Ensemble, Dimension D da Roland, script phaser dos anos 70s, tri-chorus dos anos 80s, e inúmeros outros.

Doze Modos e 28 Tipos de Efeito de Modulação | Todos os standards estão presentes: chorus, vibrato, flanger, phaser, tremolo, rotary, classic vibe, e ring mod. Os efeitos de auto wah e touch wah estão também à distância de um toque, e ainda os originais da BOSS tais como o Slicer e Overtone. Os fans do Slicer acolherão com agrado a possibilidade de programar padrões personalizados, uma funcionalidade adicional em relação ao pedal SL-20 Slicer original. E com a recriação incrível do Dimension D da Roland do MD-500 dos anos 1980s, pode adicionar-se dimensão e profundidade incríveis com um dos efeitos de de estúdio em rack mais reconhecidos de todos os tempos. Para o MD-500, efeitos standard como o chorus, flanger, phaser, e outros foram revistos com os novos algoritmos avançados Prime da BOSS, com um DSP ultra-rápido e de alta potência. Alguns efeitos tem até novos parâmetros nunca antes vistos em efeitos da BOSS, tais como definições de “Bell” e “Sweetness” incluídas no algoritmo do Chorus Prime.

Modo A/B Simul e Função Insert Loop | O modo A/B Simul expande ainda mais a versatilidade do MD-500 ao permitir correr duas patches em simultâneo. A ligação em série ou paralelo seleccionável permite todo o tipo de possibilidades para moldar tonalidades, e pode até enviar-se cada efeito para a sua saída deparada, caso necessário. O MD-500 comporta ainda um loop externo que permite inserir pedais de ganho e drive e definir a ordem ideal de efeitos no base de por-patch. Pode, por exemplo, colocar-se um phaser ou classic vibe antes de um pedal de drive numa patch, e um chorus ou flanger depois do drive na próxima. E quando se está em modo A/B Simul, é até possível posicionar o loop entre dois efeitos diferentes de modulação.

Por defeito, os selectores A, B, e TAP/CTL permitem controlo de selecção de patch/banco e bypass, e ainda tap tempo ou ajuste em tempo real de um ou mais parâmetros. Caso necessário, os selectores podem ser personalizados para acesso a três patches diferentes de modulação, modo A/B Simul, e outras funções. Através do jack de CTL 1,2/EXP no painel traseiro, podem ligar-se até dois selectores de pé para mais controlo, ou um pedal de expressão para ajuste de wah, nível do efeito, e outros parâmetros. Também inclui MIDI I/O, permitindo outras possibilidades criativas com configurações avançadas.

Mais info e specs na BOSS.

EGITANA