Boss RC-505 2.0

Boss RC-505 2.0

Redacção

O icónico looper, mais poderoso que nunca!

Sempre inspirador, o RC-505 Loop Station tornou-se um instrumento essencial para beatboxers, cantores e salas de espetáculo por todo o mundo. Repleta de novas características, exigidas pelos utilizadores, a atualizada Versão 2.0 dá ainda mais poder criativo ao famoso looper. Agora podem ser usados efeitos em simultâneo nas secções Input FX e Track FX e estão incluídos vários tipos de efeitos novos. Os inúmeros refinamentos à funcionalidade loop oferecem uma multitude de formas para melhorar e potenciar as atuações ao vivo. As funções de control target foram aumentadas, permitindo uma riqueza de opções de controlo externo para os músicos que criam loops com guitarras, teclados ou outros instrumentos.

Podem ser usados até três efeitos simultaneamente nas secções Input FX e Track FX, entre os novos tipos há Ring Modulator, Slow Gear ou Pitch Bend

O RC-505 possui cinco pistas stereo de frases que podem ser reproduzidas simultaneamente, a maior quantidade atual numa Loop Station da BOSS. Botões independentes para rec/overdub/play e stop em cada uma das pistas permitem captar e controlar a ação dos loops manualmente e faders de volume específicos deixam-te misturar o nível dos loops rapidamente. Cada pista pode ter atribuído o seu próprio modo de reprodução (multi, single, one-shot, reverse, etc.) e definições de sincronização de tempo, possibilitando um espectro ilimitado de comportamentos criativos de looping. É fácil potenciar os teus sons enquanto tocas, com a vasta seleção de efeitos no circuito do RC-505. No Input FX podes processar o som durante a gravação do loop, enquanto o Track FX oferece mais opções de processamento durante a reprodução da frase. Seis botōes on/off específicos – Input FX e Track FX com três cada – podem ser carregados com os teus efeitos favoritos, enquanto potenciómetros bem acessíveis permitem ajustar parâmetros como filter cutoff e profundidade de efeito em tempo real. Na atualização da Versão 2.0, os efeitos escolhidos podem agora ser usados simultaneamente e os novos tipos de efeitos acrescentados oferecem ainda mais opções de processamento. Compressão global e efeitos reverb também estão disponíveis, ideais para polir o som final.

As funções de atribuição aumentaram de 8 para 16, permitindo aumentar o controlo da performance através do painel frontal, footswitches externos, pedal de expressão e MIDI

Memória de Frases e Ritmos | Uma memória de 99 frases providencia armazenamento no circuito aos dados das pistas, várias configurações de reprodução e efeitos entre outros. A combinação de configurações usadas frequentemente pode ser armazenada como um User Set, que podes carregar facilmente para reconfigurar rapidamente qualquer frase memorizada, mesmo no calor do concerto. 85 ritmos diferentes no circuito oferecem acompanhamento à gravação do loop, com uma vasta seleção de compassos compostos para loops mais desenvolvidos. A parte rítmica pode ser dirigida apenas para a entrada de Phones no painel posterior, permitindo ter uma click track para monição. Na atualizada Versão 2.0 também é possível destacar pistas individuais de frases para os auscultadores.

Funções melhoradas de Phrase Memory, como monitorização individual de pista via auscultadores, quantificação de gravação de loop e outras

Entradas Áudio e USB | O RC-505 está equipado com inúmeras entradas de operação simultânea, permitindo-te captar e misturar várias fontes áudio diferentes enquanto constróis os loops. Há uma entrada XLR de microfone com phantom power, entradas ¼” stereo para guitarras, sintetizadores ou outros instrumentos e um mini-jack para ligar um smartphone ou outro aparelho em stereo. Via USB, podes ligar-te ao teu computador e importar/exportar frases áudio WAV, ótimo para arquivar loops ou carregar frases para backing track ao vivo ou sons para disparar samples. O RC-505 também funciona como um interface áudio USB/MIDI, simplificando a integração com software musical ao atuar com um laptop, gravação áudio, sincronização MIDI e outros.

Controlo Personalizado de Looping | O RC-505 permite personalizar controlos em tempo real, aumentando o teu comando sobre o looping e muitas outras operações. Na atualizada Versão 2.0, podes especificar até 16 funções diferentes e aceder-lhes de várias formas – com os controlos do painel frontal, com um pedal de expressão ou footswitch externos e/ou vários sinais MIDI CC. Muitas funções acrescentadas foram feitas à medida para controlo com os pés, ideal para músicos de looping que têm as mãos ocupadas com uma guitarra, teclado ou outro instrumento. As 16 atribuições de controlo são armazenados ncom as frases memorizadas, permitindo-te criar e ativar configurações personalizadas para diferentes canções e situações de performance.

EGITANA