NAMM 2020 | BOSS SY-1000, O Synth de Guitarra “Mais Poderoso de Sempre”

NAMM 2020 | BOSS SY-1000, O Synth de Guitarra “Mais Poderoso de Sempre”

Redacção

A BOSS estreou o SY-1000, um avançado sintetizador e processador de modelação para guitarra e baixo.

A abrir um novo capítulo nas inovações BOSS para sintetizadores de guitarra, seguindo o trilho aberto pelo SY-1, estreado em Julho, o SY-1000 inclui um novo Dynamic Synth e versões actualizadas de modelação de instrumentos BOSS/Roland e tecnologias de sintetização históricas. Apoiado por um módulo de som revolucionário, DSP de alta-velocidade e tecnologia GK evoluída, o SY-1000 permite melhor performance e experiência de toque mais orgânica.

O SY-1000 é o sintetizador de guitarra/baixo mais poderoso até à data, combinando décadas de R&D com o mais recente software e avanços de hardware. Incluindo DSP custom e processamento de cordas GK independente, o SY-1000 oferece inúmeras vantagens para músicos, incluindo tracking ultra articulado, resposta super rápida, afinação variável instantânea, panning/layering de som e muito mais.

Os utilizadores do SY-1000 podem construir patches com três instrumentos em simultâneo — cada um com tipos distintos — e combinadas entre si para uma coleção interminável de sons.

Alimentado pela entrada GK de 13-pins do processador, cada instrumento oferece um conjunto extensivo de parâmetros para modelação de som, mistura e definação. Também está disponível uma entrada normal de ¼-polegadas para introduzir sons regulares de pickup de guitarra/baixo. Profundo e expressivo, o Dynamic Synth do SY-1000 estebalece um novo patamar na sintetização de guitarra.

Estão disponíveis dez osciladores de formas de onda, mais seis tipos de filtros, controlo de amplificador, dois LFOs e dois step-sequencers de 16-partes para automatizar pitch, filtro e parâmetros de amplitude. A performance ideal é realizada através da entrada GK, mas também é possível reproduzir o Dynamic Synth através da entrada normal de guitarra/baixo. A complementar o Dynamic Synth estão dois instrumentos adicionais de sintetizador.

O OSC Synth é um módulo de estilo analógico com inúmeras opções de filtro e controlo ADSR completo. Também está incluída uma recriação sonora fiel do GR-300, o lendário sintetizador de guitarra analógico produzido pela Roland no início dos anos 80. Os modelos de instrumento do SY-1000 incluem uma vasta seleção de guitarras eléctricas clássicas, acústicas e baixos, cada opção com afinação, EQ, definições de amp virtuais independentes, entre outras funcionalidades.

Também existe um instrumento único de guitarra VIO que simula sons de cordas e um instrumento Poly FX que produz vozes com definição de alta-resolução. Os efeitos e o interface de utilizador do SY-1000 são derivados do emblemático GT-1000 multi-efeitos da BOSS. Um amplo LCD e knobs práticos permitem criação de som fluída, e os utilizadores podem personalizar oito pedais internos para operarem praticamente qualquer função.

Existe compatibilidade com controlador externo. As saídas stereo Main e Sub incluem EQs independentes e também existe um loop de efeitos para integrar equipamento externo. Modos de alimentação específicos optimizam o SY-1000 para operação de guitarra ou baixo. Para acesso completo a todas as funcionalidades de sintetização e modelação, é necessário um pickup compatível com Roland GK e um cabo de 13-pins.

Opções instaláveis pelo utilizador incluem o Pickup GK-3 Divided, que é compatível com a maioria das guitarras eléctricas, e o Pickup GK-3B Divided Bass, que funciona com a maioria dos baixos elétricos de 4, 5 e 6 cordas. Também estão disponíveis instrumentos preparados para GK em inúmeros fabricantes. Mais info sobre o SY-1000 na BOSS.