Focusrite Adquire Sequential de Dave Smith

Focusrite Adquire Sequential de Dave Smith

Redacção

Num desenvolvimento significativo da indústria da tecnologia musical, a companhia britânica de áudio Focusrite anunciou a aquisição da americana Sequential, responsável, por exemplo, pelo fabrico de sintetizadores analógicos emblemáticos como o Prophet-5.

Dave Smith fundou a Sequential Circuits em 1974, desenhando o lendário Prophet-5, entre muitos outros sintetizadores e caixas de ritmo que foram marcando a história da música mundial das últimas décadas, sendo ainda uma peça-chave no desenvolvimento da tecnologia MIDI, anunciada em 1981.

Dave Smith haveria de regressar ao mercado dos sintetizadores em 2002, dando início à Dave Smith Instruments e a verdade é que, nos últimos anos, os seus produtos têm sido uma parte crucial do renascimento analógico por esse mundo fora. Em 2018, a Dave Smith Instruments foi rebaptizada como Sequential, depois de a Yamaha ter devolvido o nome a Smith em 2015, cinco anos antes do lançamento de uma nova actualização do mítico Prophet-5.

Agora, a Sequential junta-se à família Focusrite Group, que no seu catálogo inclui marcas como a Focusrite, Focusrite Pro, Martin Audio, Optimal Audio, ADAM Audio, Novation e Ampify. A teoria é que a Sequential irá agora beneficiar de maiores recursos para expandir os seus mercados globais e os seus futuros esforços de I&D. Haverá, espera-se, cruzamento com a Novation, que tem vários produtos próprios. Esta aquisição por parte da Focusrite abre assim a possibilidade de a tecnologia ser partilhada entre os instrumentos da marca Novation e Sequential.

«Com a Focusrite, encontrámos uma casa ideal e um ajuste cultural e tecnológico perfeito», diz Dave Smith sobre a operação. «Phil Dudderidge e a sua equipa têm uma longa história de qualidade, visão e foco no que os músicos e profissionais de áudio realmente querem. Estamos entusiasmados por nos juntarmos a uma tal potência industrial e contribuir para o nosso sucesso mútuo. Espero grandes coisas», concluiu Dave Smith.

Por seu turno, o fundador da Focusrite, Phil Dudderidge, afirmou: «Estamos entusiasmados e satisfeitos por acrescentar os instrumentos e pedigree da Sequential ao portfólio de ferramentas de produção áudio e música de classe mundial do Focusrite Group. A história de Dave Smith como inovador fala por si. Desde a sua criação do primeira polissynth do mundo totalmente programável, o Prophet-5, até à sua co-invenção do MIDI, Dave mudou literalmente o mundo da música várias vezes. Estamos ansiosos por continuar a sua história de inovação e expandir o mercado global de instrumentos da Sequential».

Embora a Sequential se tenha tornado uma subsidiária integral da Focusrite, as operações quotidianas e o desenvolvimento de produtos da Sequential permanecerão inalterados, com Dave Smith a permanecer ao leme.

No início deste ano, Dave Smith anunciou uma nova versão do Prophet-5, mais pequeno e mais barato, e ainda uma versão compacta do Prophet-10.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.
EGITANA