Cakewalk Sonar X2

Timóteo Azevedo

A Cakewalk anunciou o sucessor da sua plataforma de produção áudio Sonar X1 e o respectivo pacote de expansão Producer Expanded. Para já apenas foi disponibilizado um pequeno vislumbre do novo Sonar X2, com mais informações a serem divulgadas no final de Agosto.

Destinado a ser uma plataforma para toda a cadeia de produção, o Sonar X2 tem ferramentas para abarcar desde a composição musical, gravação, edição, mistura, masterização e entrega final. Vem equipado com 21 instrumentos virtuais e um arpeggiator avançado para a fase de composição. Uma novidade neste campo é a inclusão do simulador de amplificadores TH2 Producer Amp Simulator da Overloud.

No departamento da gravação, o Sonar X2 inclui uma nova função chamada “take lanes“, que parece ser algo como uma subdivisão da pista para conseguir gerir melhor os vários takes gravados em determinado ponto. Apresenta também um motor de áudio de 64-bit com capacidade de gravação a 348kHz. A nível da edição, está anunciada uma nova ferramenta Smart Grid para corrigir os pequenos erros de tempo verificados nas gravações. Além disto, a ferramenta de edição Roland V-Vocal transita da versão anterior do DAW.

As ferramentas de mistura são as que apresentam mais novidades. A lista de novas funções inclui Modular ProChannel para modulação do áudio, um emolador de consola, a inclusão do software de criação logorítmica de reverberação Overloud Breverb, novas capacidades de automação, a inclusão do editor de espectrograma Roland R-Mix e um editor de cadeias de efeitos chamado ProChannel FX Chains.

A ferramenta de equalização e compressão multibanda LP-64 também apresenta melhorias para a fase de masterização.  Para a exportação final, o Sonar X2 terá uma nova capacidade de integração com o SoundCloud e a possibilidade de exportar ficheiros no formato MusicXML.

O Sonar X2 terá três versões distintas adaptadas às necessidades de produção dos utilizadores – Sonar X2 Essential (versão mais básica), Sonar X2 Studio (versão intremédia) e Sonar X2 Producer (versão profissional completa).

EGITANA