Clavia Nord Electro 4 HP

Timóteo Azevedo

A Clavia anunciou o lançamento do novo Nord Electro 4 HP, a mais recente adição à sua oferta de teclados de sintetização. O novo instrumento tem o dobro da capacidade de memória do antecessor, o Nord Electro 3 HP, e foi equipado com o mesmo motor sonoro com a simulação de tone wheel do Hammond B3 que o modelo de alta gama, o órgão eléctrico duplo Nord C2D.

A expansão de memória permite que o Nord Electro 4 HP albergue mais bibliotecas de som Nord, seja com tons de piano seja com samples. No total, tem 380 MB dedicados à Nord Piano Library, e 128 MB dedicados à Nord Sample Library (para um máximo de até 50 samples). O teclado também apresenta uma simulação de Key Click redesenhada, assim como uma simulação do altifalante rotativo Leslie Model 122 com um novo overdrive. A secção de percussão também foi melhorada, passando a oferecer um maior controlo sobre os níveis de volume quando uma frase musical é tocada de forma muito próxima a um legato.

A secção de órgão apresenta três modelos clássicos – Hammond B3, Vox Continental e Farfisa Compact Deluxe (com polifonia total). Cada programa tem dois registos de órgãos completos. No modelo B3, a percussão pode ser definida com harmonia em segunda ou terceira, normal ou suave e rápida ou lenta. Para além disso, o controlo sobre o vibrato e o chorus têm funcionalidades diferentes para cada modelo, com as opções dos clássicos C1, C2, C3, V1, V2 e V3 para o B3; e a opção de Vibrato para o Farfisa. Podemos combinar qualquer modelo de órgão eléctrico com qualquer uma das simulações de amplificadores, ajustar a equalização e acrescentar alguma distorção para construir o timbre desejado.

Existem também quatro modelos do controlo tone wheel, que permitem seleccionar o nível de “vintage” desejado. A secção de órgão ainda permite fazer uma separação por MIDI, em que ao conectar outro teclado ao Nord Electro 4 HP podemos usar o instrumento como órgão duplo com diferentes definições de puxadores para cada um dos teclados. Os puxadores no Nord Electro 4 HP são digitais, representados por LEDs.

A secção de piano apresenta cinco categorias, divididas em Grand, EPiano 1 (dentes), EPiano 2 (palheta), Clavinet e Harpsichord; com cada categoria a conter vários modelos diferentes. Os sons são retirados da Nord Piano Library, com samples que reúnem desde tons de pianos de cauda prontos a sair da fábrica a timbres de pianos verticais desafinados que associamos a antigos bares de fraca reputação. A secção está equipada com uma função de controlo sobre a ressonância das cordas, que pode ser eliminada completamente se assim for desejado. Os samples em estéreo também podem ser reproduzidos em mono, com entre 40 a 60 vozes polifónicas para os sons da Piano Library e 15 vozes para os sons da Sample Library.

Para além de podermos importar e utilizar samples, o Nord Electro 4 HP também permite editar os mesmos. O editor pode utilizar ficheiros no formato WAV e permite funções como criar loops e mapear vários sons ao longo do teclado, tornando-os mais facilmente acessíveis.

Na secção de efeitos, o Nord Electro 4 HP apresenta uma escolha de efeitos de panorâmica, trémulo e auto-wah (em estéreo) na categoria Effect 1; phaser, flanger e chorus (em estéreo) na categoria Effect 2; delay com tap tempo e modo ping-pong; equalização de três bandas; compressor/amplificador, com as opções de Twin, JC, Small, Rotary (a simulação do 122) e um compressor; e reverberação com cinco algoritmos diferentes, distribuídos por Room, Stage Soft, Stage, Hall e Hall Soft.

As teclas em si são fabricadas pela Fatar, e foram feitas e calibradas com hammer action portable, uma característica que simula o peso provocado pelo sistema de martelos num piano acústico real. O Nord Electro 4 HP está ainda equipado com uma memória de programas com quatro localizações que gravam automaticamente as alterações que se vão fazendo. A memória de programas pode guardar 128 programas diferentes, organizados em 32 páginas divididas por quatro programas cada.

No painel traseiro encontramos as várias ligações para pedais de expressão que controlam funções como a rotação do altifalante ou a sustentação. O suporte de pedais de controlo foi melhorado, e o Nord Electro 4 HP agora suporta modelos como o Yamaha FC7, o Roland EV-7, o Roland EV-5, o Korg EXP2 e o Korg XVP10.

A porta USB também pode funcionar como ligação MIDI, bastando ter o cabo e drivers apropriados (os drivers apenas são necessários para o Windows, Mac OS X não necessita de software adicional). Encontramos ainda uma entrada de monição para aparelhos externos (como leitores de CD e MP3) e saídas para o canal esquerdo, canal direito (ambas não balanceadas) e auscultadores. No total, o Clavia Nord Electro 4 HP pesa 11 kg.

EGITANA