Collector’s Choice #4 1959 Les Paul “Sandy”

Timóteo Azevedo

A Gibson Custom lançou mais uma edição de guitarras para os músicos e coleccionadores à procura de instrumentos e timbres lendários. A Collector’s Choice #4 1959 Les Paul “Sandy” é uma das alternativas mais acessíveis ao som e toque de alguns dos melhores e mais raros instrumentos feitos pela marca entre 1958 e 1960.

A Collector’s Choice #4 1959 Les Paul “Sandy” é uma réplica exaustiva de uma Les Paul Standard de 1959 com muitas das características mais procuradas. A guitarra original é propriedade de Tom Wittrock, que participou no estudo meticuloso do instrumento.

O corpo da guitarra original foi digitalmente examinado, de forma a conhecer-se em pormenor o grão do tampo em maple flamejante e as cavidades interiores do mogno. Estas características foram transpostas para Collector’s Choice #4, onde também se incluem os detalhes da escultura do braço e mesmo as marcas de desgaste na madeira e no acabamento. A escolha do maple para o tampo obedece a regras rígidas de semelhança do grão, assim como o acabamento esbatido em “dirty lemon” selado por verniz nitroceluloso. Até a laca aplicada por cima da escala de pau-rosa (rosewood) foi replicada, uma característica que não fazia parte do instrumento original mas foi aplicada para proteger a escala de mais desgaste.

No campo da electrónica, os humbuckers expostos PAF zebra-coil com ímans Alnico 3 foram reproduzidos de forma a respeitar as características da bobina, desde o calibre o fio ao número de voltas e ao posicionamento descentrado entre ambos os pickups. O som é definido através de dois potenciómetros de timbre e volume para cada um dos humbuckers, escolhidos por um selector de três posições com a ponta em plástico vintage.

O cravelhame é uma reedição do modelo Gotoh Green Key, com acabamento niquelado. A ponte e Tune-o-Matic de tipo ABR-1 e o estandarte Stop Bar apresentam o mesmo acabamento.

“Houve tantas coisas certas nesta guitarra”, declarou Edwin Wilson, chefe do programa histórico da Gibson Custom. “A ‘Sandy’ soa lindamente; o braço é muito confortável com a quantidade certa de ‘pujança’ e um ângulo relativamente baixo que faz as cordas moles como manteiga. Uma das características mais proeminentes da ‘Sandy’ é o tampo de maple flamejante oriental. É absolutamente maravilhoso! O flamejante nesta guitarra não é muito largo, mas o seu entrecruzar por si só faz com que seja um dos tampos mais intensos e ocupados que já copiámos. No geral, esta guitarra é verdadeiramente um exemplar perfeito de uma grande guitarra Les Paul modelo de 1959, fazendo a Collector’s Choice #4 1959 Les Paul ‘Sandy’ uma honra para reproduzir.”

A Collector’s Choice #4 1959 Les Paul “Sandy” inclui também uma case costumizada com interior de seda. O modelo será produzido em quantidades de pelo menos 25 unidades, mas num máximo de 300. O número final será determinado pela disponibilidade dos materiais para uma reprodução precisa.

EGITANA