Craftsman Series 1, A Guitarra Criada por Kurt Ballou dos Converge

Craftsman Series 1, A Guitarra Criada por Kurt Ballou dos Converge

Nero

A GCI (God City Instruments) é uma marca de instrumentos musicais de Kurt Ballou. Depois dos kits de pedais, o guitarrista dos Converge criou agora a sua primeira guitarra, a Craftsman Series 1.

O nome da marca deriva do estúdio de Kurt Ballou, o God City Recording Studio (um dos seus trabalhos mais recentes foi “Splid”, dos Kvelertak). A filosofia da marca procura alta qualidade e grande som nos seus produtos, partilhando uma certa ferocidade DIY que é bem latente na sonoridade dos Converge e dos projectos paralelos da influente banda. Kurt Ballou é um entusiasta de gear e costuma partilhar muita informação das unidades e instrumentos com que molda o seu som, exemplo disso foi a última vez que os Converge estiveram em Portugal.

Nesse sentido, há cerca de quatro atrás, Ballou criou uns intrigantes cartões de negócio que são também PCB (circuitos impressos) que podem ser usados para construir pedais. Neste caso, pedais de distorção ligeiramente baseados no modelo Providence Stampede que o guitarrista usou no período dos álbuns “You Fail Me” e “No Heroes” dos Converge.

O kit requere que tenham competências básicas de soldagem e uns 40 paus no mealheiro para comprar os componentes necessários para a montagem. Podem escolher os componentes a gosto ou recorrer aos kits pré-reunidos da Small Bear Electronics. Já o cartão é algo que Kurt Ballou entrega gratuitamente, a pedido, nos concertos. Como os Converge, infelizmente (ou felizmente), não são os The National e não passam a vida em Portugal, podem como alternativa, por um preço simbólico, encomendar estes circuitos na Deathwish e-store.

Mas se o DIY (mesmo com auxílio do vídeo disponível no player em baixo) não é a vossa praia, a GCI vai estrear uma nova guitarra, a Craftsman Series 1.

É um maquinão de rock, com escala de 25.5”, bem despido de luxos e acessórios. O corpo é em mogno com câmaras de ressonância e tampo em spruce ou wenge, à escolha (cliquem na imagem em baixo para ver mais imagens). As encomendas poderão ser feitas, brevemente, no site oficial godcityinstruments.com.

Kurt Ballou alertou que esta primeira fornada será exclusiva para território norte-americano, devido aos problemas com correio internacional, impostos pelo coronavírus. No entanto, há planos para fazer chegar os instrumentos à Europa.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.