Data Corrupter | Modulated Monophonic PLL Harmonizer

Data Corrupter | Modulated Monophonic PLL Harmonizer

Nero

A mais recente criação da EarthQuaker Devices, o Data Corrupter, é um Loop Harmonizer de três vozes com modulação monofónica num sistema Phase-Locked.

O coração deste pedal é o circuito CMOS Phase Locked Loop (PLL) IC. De forma resumida, o PLL “pega” no sinal e analisa-o, comparando a sua fase e frequência com um oscilador e gerando uma resposta proporcional às suas diferenças que depois devolve ao oscilador. Desta forma, o oscilador “tranca” o sinal de entrada e gera uma frequência sintetizada. Simplificando a questão, o Data Corrupter transforma o sinal da guitarra (amplificando-o brutalmente) num fuzz com um formato de onda quadrada antes da sua multiplicação e modulação. O pedal acrescenta ainda harmónicos ao sinal. Um modulador de frequências permite criar pitch-bends no modo Glide ou efeitos laser no modo Vibrato, enquanto que um interruptor rotativo elege um dos oito programas no Master Oscillator, uma espécie de sistema nervoso central do pedal. Vejamos.

O interruptor de três posições chamado Root (na secção do Master Oscillator) alimenta o sinal original, que entra no circuito de detecção do Data Corrupter, na sua oitava original (Unison), uma oitava mais baixa (-1) ou duas oitavas mais baixas (-2). O interruptor Root permite então optimizar a captação que o pedal faz do som do instrumento e do seu registo de frequências. Após a escolha da oitava desejada, o Data Corrupter realiza os seus cálculos para em retorno debitar uma frequência sintetizada, cuja oitava e/ou intervalo pode ser escolhido entre as oito opções do interruptor Master Oscillator. Então, o controlo Voice Mixer ajusta a mistura do sinal e o Frequency Modulator aplica a modulação do pitch, nos modos Glide ou Vibrato (acima referidos).

Na secção Subharmonic dá-se a assimilação do sinal de entrada em uma de oito oitavas mais baixas, derivadas por sua vez da oitava ou três oitavas mais baixas processadas na secção Master Oscillator. Para obter uma oitava grave mais estável, a EarthQuaker recomenda colocar o interruptor Root (do Subharmonic) na posição Unison, que divide a Square Wave do sinal de entrada e remove o Frequency Modulator da via do Subharmonic. Para libertar o “lamaçal” muda-se o Root para a posição Oscillator e obtém-se a soma e diferenças em simultâneo das secções Master Oscillator e Subharmonic, com o Frequency Modulator aplicado às oitavas mais altas ou mais graves. E se forem suficientemente audazes para entrar no Inferno, experimentem (ainda com o interruptor Root na posição Oscillator) e alterem entre os programas de ambas as secções. Os níveis dos sinais são misturados na secção superior do pedal intitulada Voice Mixer. É nessa mesma secção que se encontra o controlo Square e que acrescenta o tal fuzz em formato de onda quadrado na sua oitava original.

A marca recomenda que o pedal seja colocado o mais à frente possível na cadeia de sinal e, especificamente, antes de qualquer delay, reverb ou efeito de modulação. A EarthQuaker diz ainda que a maioria dos pickups de ponte irão funcionar bem com o pedal mas que o pickup do braço é o que obtém melhores resultados de tracking. O pedal não tem controlo de gain porque necessita de estar com o som bem optimizado para funcionar no máximo da sua capacidade, no mesmo sentido notas singulares e um picking preciso terão um som com uma resposta mais rápida e limpa e o inverso ou o uso de acordes irá provocar o caos. O Data Corrupter inspira-se nos circuitos Electrax Synthax e “Basic Frequency Synthesizer” de Ray Marston.

O Data Corrupter é uma unidade true bypass. O pedal é alimentado por um transformador 9v.

EGITANA