DigiTech, Dirty Robot

DigiTech, Dirty Robot

Nero

O novo DigiTech Dirty Robot Mini-Synth é um pedal para guitarra e baixo capaz de emular vários efeitos de sintetização.

Construído num chassis compacto, sob a égide HARMAN, o Dirty Robot Mini-Synth é um emulador de sintetização, com som de alta-fidelidade, para guitarra e baixo. Possui sete controlos diferentes e duas vozes seleccionáveis de sintetização: uma de tipo straight envelope (V1) e a outra tipo vocal formant (V2). O pedal destaca-se ainda por um circuito true bypass. «Desenhámos o Dirty Robot para equipar guitarristas ou baixistas com um arsenal de efeitos de sintetização num tamanho bem reduzido. O Dirty Robot é um digno sucessor de Synth Wah, mas ostenta novas características capazes de agradar a todos», diz Tom Cram, Director de Marketing da Digitech, HARMAN Professional Solutions, e acrescenta que «além dos controlos concêntricos óbvios, acrescentámos o novo Drift Knob, que permite misturar Square Wave com sons Sub e Octave, aumentando a variedade de efeitos».

De facto, para maximizar a capacidade de definição, há um potenciómetro concêntrico que possui dois knobs para controlo MIX/MOD. O knob “interior” MIX controla a quantidade de efeito acrescentado ao sinal seco (sem processamento). Rodá-lo no sentido dos ponteiros do relógio acrescenta mais efeito e vice-versa. Enquanto o knob “externo” MOD acrescenta modulação chorus ao sinal sintetizado, para permitir uma espessura sonora clássica. O singular circuito de vibrato instantâneo permite ao músico aceder rapidamente ao efeito através do footswitch. Quando este é comprimido, o sinal sintetizado vai soar com vibrato tal como sucede num sintetizador com o mod wheel, uma função excelente para enfatizar notas específicas ou criar crescendos; e quando o footswitch é solto, um LED passa de verde a vermelho e interrompe o vibrato.

O Drift Knob, referido anteriormente, tem rotação de 360º para misturar o formato Square Wave com sons sintetizados Sub e Octave. O sensível knob “interior” no potenciómetro concêntrico define a sensibilidade do trigger para o sweep de sintetização. Valores mais altos aumentam a sensibilidade, facilitando a acção do trigger. O knob “externo” de temporização define o tempo em que a onda é percorrida, uma medida que pode ser totalmente personalizada pelo utilizador. O Dirty Robot possui ainda um design StompLock. Isto permite preservar as definições que o músico deseja, além de pad hook-and-loop para a pedalboard, que se ajusta às superfícies mais comuns nas pedalboards no mercado.

DigiTech_Dirty_Robot_Synth

EGITANA