Digitech iStomp

Timóteo Azevedo

A Digitech lançou um produto que pode provocar uma mudança no mundo das pedaleiras de emulação digital – o iStomp. Com o formato de uma stomp box tradicional, o iStomp permite uma grande versatilidade de sons e tons para um aparelho tão pequeno.

Uma das vantagens de ter uma pedaleira multi-efeitos é que permite o acesso a um grande conjunto de tons numa boa relação qualidade, quantidade e preço. No entanto, uma das desvantagens destas unidades é o controlo que se tem sobre a cadeia de efeitos, nomeadamente quando se quer jogar com o FX loop dos amplificadores. Outra é estamos limitados às emulações do fabricante da pedaleira multi-efeitos. O iStomp procura juntar o melhor de dois mundos.

A unidade em si funciona como armazenamento do efeito que se quer usar, tendo quatro controladores para afinar os parâmetros conforme o som que se pretende. Isto representa uma vantagem relativamente a outros produtos semelhantes, na medida em que não é necessário o iStomp estar ligado ao aparelho iOS para funcionar. Algo que elimina problemas de latência do sinal. Para carregar o efeito, basta ligar o iStomp a um dispositivo iOS como o iPod Touch, iPhone ou iPad. A ligação é feita através de um cabo de proprietário da DigiTech, designado por DigiTech Smart Cable (DSC).

A gestão dos e-pedals e o download de novidades é feito através da aplicação Stomp Shop. Esta aplicação também permite armazenar todos os e-pedals que se adquiriram, servindo de road case virtual. Para além disso, os utilizadores podem experimentar qualquer tom antes de o comprar, estando disponível durante até 5 minutos depois de descarregado para testar como soa. Segundo a DigiTech, descarregar um pedal demora mais ou menos o mesmo tempo que descarregar uma música. Já estão disponíveis 30 efeitos diferentes, e o número continua a aumentar. Podemos ainda definir uma cor diferente para o LED conforme o efeito carregado, para além de ter uma pequena zona onde se pode colocar autocolantes que ajudam a identificar que efeito tem um iStomp.

Cada iStomp já vem com dois pedais incluídos – o clássico Redline Overdrive e o Total Recall Delay. E quando se liga a primeira vez a Stomp Shop podemos escolher mais um pedal ao preço mínimo (0,99$ nos EUA), e todos os outros têm um custo a partir desse valor.

Tratando-se de unidades isoladas, o iStomp permite colocar os efeitos na cadeia de sinal tal como as stomp boxes tradicionais, e ultrapassa assim as limitações colocadas por outros produtos multi-efeitos quando se quer tirar partido do FX loop dos amplificadores. Uma solução interessante para quem sempre gostou da ideia de conseguir controlar mais pormenorizadamente o seu tom, mas não tem fortunas para gastar em stomp boxes de gama alta. 

EGITANA