Digitech Whammy

Timóteo Azevedo

A Digitech lançou a quinta edição de um dos pedais mais icónicos do último par de décadas – o Digitech Whammy.

A caixa vermelha mantém o legado de tom que os guitarristas abraçaram como clássico há mais de 20 anos, mas apresenta algumas novidades. Nesta geração, o pedal apresenta um pitch-shifting para acordes, uma maior escolha de intervalos e bypass verdadeiro.

O Whammy oferece a possibilidade de subir ou descer até duas oitavas, uma extensão bastante boa que deixa muita margem de manobra à criatividade musical. A nova funcionalidade de pitch-shifting para acordes permite oscilar acordes inteiros entre oitavas mantendo a integridade harmónica. Para além disso, o Whammy herda o clássico modo de nota singular, um tom que cimentou a sua reputação junto de muitos no mundo do rock e música contemporânea. Apresenta ainda 10 opções de tom, 9 opções de harmonia com duas notas e 2 modos de detune.

O facto de ter bypass verdadeiro permite que o tom da guitarra não seja alterado quando o Whammy está desligado. Uma capacidade importante para quem tem um pedalboard recheado, e que ajuda a ultrapassar dúvidas que possam surgir em relação a pôr o pedal no princípio do circuito. Assim garante-se que o sinal só é alterado quando se quer que seja alterado, sem ter de lidar com colorações indesejadas no tom. Dentro do Whammy, o som é processado por conversores analógico-para-digital e digital-para-analógico de 24bit a 96kHz, de forma a proporcionar oscilações limpas e suaves.

Também fazem parte do interface as tradicionais entrada e saída jack TS de 6,35mm, uma entrada MIDI para permitir o controlo remoto da unidade através de um aparelho MIDI externo e uma entrada de energia de 9-volt DC.

“O lançamento do novo Whammy é o capítulo mais recente da revolução do pitch-shifting. Juntando o melhor do Whammy original com os últimos desenvolvimentos e oferecendo quer o modo de oscilação clássico quer o de acordes, estamos a dar uma razão aos guitarristas para redescobrirem o tom sem rival que faz deste pedal uma lenda desde o início.”, declarou Rob Urry, vice-presidente da HARMAN Professional Division e director geral do departamento de unidades de processamento de sinal e amplificação.

Entre os utilizadores do Digitech Whammy estão bastantes nomes famosos. Jimmy Page, Tom Morello, The Edge, David Gilmour, Kirk Hammett, Dimebag Darell, John Scottfield, Joe Satriani e Billy Corgan são apenas alguns exemplos.

EGITANA