Duas décadas de tom brilhante comemorados com edição especial do Vibro-King

Timóteo Azevedo

A Fender está a comemorar as duas décadas do Vibro-King com uma edição de aniversário do amplificador que marcou o regresso à tradição dos amplificadores circuitados à mão. O Fender Vibro-King 20th Annivresary Edition mantém-se nessa lógica, disponibilizando uma nova selecção cuidada de componentes ao mesmo tempo que continua a proporcionar o tom limpo brilhante pelo qual o modelo original ficou conhecido.

Apresentado em 1993, o Vibro-King ficou popular entre os guitarristas pela sua grande sensibilidade de resposta, a que juntava um cativante timbre, quer limpo quer saturado. A edição do 20º aniversário mantém o circuito completamente valvulado, soldado manualmente. Os 60 watts de potência são fornecidos por cinco válvulas 12AX7/ECC83 no pré-amplificador e duas 6L6 na amplificação de potência. As válvulas enviam sinal a três altifalantes Fender Special Design Alnico P10R-F de 10″, desenhados pela Jensen. Ainda no circuito, o amplificador está equipado com transformadores customizados produzidos pela Schumacher.

O Vibro-King 20th Anniversary Edition tem duas entradas, e logo na secção de pré-ganho podemos temperar o tom com reverberação ao estilo de 1963, puxada por uma válvula 6V6. Nesta secção podemos definir o tempo, a mistura e o tom do efeito de reverberação. Seguem-se os potenciómetros de volume geral e a equalização de graves, agudos e médios, com um pequeno botão de FAT boost que reforça o corpo do timbre. No final encontramos o efeito de vibrato, com os respectivos potenciómetros de velocidade e intensidade. O amplificador também está equipado com loop de efeitos e uma saída para uma coluna externa de extensão.

O amplificador está disponível em três acabamentos diferentes – Black, com cobertura em preto e grelha têxtil prateada; Blonde, com cobertura amarela e grelha em castanho avermelhado; e Brown, com cobertura castanha avermelhada e grelha amarela. As caixas acústicas do Vibro-King 20th Anniversary Edition também são montadas à mão, sendo feitas de contraplaco de vidoeiro [birch] nas versões Black e Blonde e de pinho sólido na versão Brown, que permite uma maior ressonância.

O modelo de aniversário traz incluído um footswitch com dois selectores, para activar e desactivar o FAT boost e o vibrato.

EGITANA