Duesenberg Guitars, Os Novos Modelos de 2021

Duesenberg Guitars, Os Novos Modelos de 2021

Nero

A Duesenberg apresentou cinco novas guitarras eléctricas para o seu catálogo de 2021, incluindo modelos de assinatura para Jeff DaRosa (Dropkick Murphys) e Tom Bukovac. As três restantes são a Falken, a Senior e o modelo lap steel Fairytale.

Se tivéssemos que destacar algum destes cinco modelos seria fácil apontar a Falken, por ser um design absolutamente inédito e bonitinho para caracinhas, e a lap steel bastante versátil, carregada de recursos. Mas qualquer um dos cinco modelos é um mimo.

Ainda não foram anunciados preços, sem bem que as Duesenberg são guitarras de elite e não se devem esperar grande simpatia com as finanças da maioria dos mortais. Ainda assim, os pre-orders já estão disponíveis e as guitarras começam a ser enviadas, de acordo com a marca, a partir de Maio de 2021.

Podem descobrir mais na duesenberg.de ou fazer scroll para verificar as principais características de cada uma destas cinco guitarras.

The Falken | Esta solid-body é um design completamente novo na Duesenberg. A marca diz que a construção em alder oferece uma resposta muito viva, sustain alargado e resistência ao feedback. O braço fixo é em maple, com um perfil “D” médio, e a escala de 22 trastes é em rosewood indiano. Na electrónica estão dois pickups Split/King, cada um com o seu switch específico. Podem optar pela versão de ponte fixa ou ponte vibrato, no caso da última surge um Radiator Tremola da Duesenberg. A Falken está disponível no único acabamento preto e vem acompanhada de estojo rígido.

The Senior | Modelo bastante simplicado que inclui um único pickup Split/King e selector que permite alternar entre os modos single-coil, humbucker ou “meio-termo”. O corpo em mogno possui câmaras de ressonância, aumentando este parâmetro no som e tornando a guitarra mais leve. Todo o hardware é da Duesenberg, desde a ponte “wraparound” aos Z-Tuners. Disponível nos acabamentos Black e Blonde, acompanhada de estojo rígido.

Fairytale (Split/King Edition) | Versátil modelo lap steel com uma série de soluções de hardware que potenciam a musicalidade e definição sonora. Os dois pickups Split/King estão ligados a um conjunto de controlos de volume e tone, a um selector de três posições e aos dois alternadores de modo de operação Split/King. Há um capo deslizante, o Capodaster, integrado na guitarra, tal como um mecanismo Multibender, configurável para cordas diferentes e com capacidade para criar bendings até um tom inteiro.

Alliance Series Jeff DaRosa | Modelo muito similar ao Senior. Contudo, a Jeff DaRosa tem no seu controlo de volume um Speed Pot, com um ângulo rotativo mais reduzido para permitir ajustar o volume mais rapidamente. Outras características de assinatura incluem o apoio de braço tipo Banjo, os botões custom, o revestimento traseiro e o acabamento Catalina Green Burst.

Alliance Series Tom Bukovac | Semi-hollow com a assinatura do veterano músico de sessão. Aliás, a guitarra possui a alcunha “The Session Man” e surge num corpo em maple, com o braço fixo na mesma madeira e escala em rosewood indiano. As opções sónicas são várias, fruto de um par de humbuckers GrandVintage e ainda um pickup piezo. No hardware está um Diamond Deluxe Tremola, os Z-Tuners da Duesenberge saddle em aço na Piezo Bridge.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.
EGITANA