Eddie Van Halen apresenta o EVH 5150 IIIs

Eddie Van Halen apresenta o EVH 5150 IIIs

Hugo Salvado

Depois de riscas e mais riscas, Eddie Van Halen volta-se novamente para o seu rig, para pôr ao nosso alcance o 5150 III que evoluiu (com uns mods feitos “on the road“) durante a tournée de 2012 e 2013.

Quando este “tone chaser“, autor do único e irrepetível “brown sound“, roda um botão que seja no seu amp, o mundo guitarrista pára por um momento e assiste, sem pestanejar nem respirar, ao que está a acontecer. Foi assim que os variacs se tornaram comuns, foi assim que o phaser passou a ser usado antes da distorção e do preamp, foi assim que maple sobre basswood passou a ser receita standard para os corpos “Superstats” de tantas marcas, foi assim que os pickups passaram a ser montados/aparafusados directamente no corpo da guitarra, foi assim que todos mudámos o nosso som, confiando nele e no processo como construia o seu.

De facto, o novíssimo 5150 IIIs está longe de ser 100% original, não é sequer 10% original, uma vez que aproveita a quase totalidade do que foi o 5150 III, oferecendo umas pequenas afinações e upgrades que o ouvido e o dedo de Eddie fizeram nos últimos 2~3 anos, com a ajuda do seu guitar tech, Matt Bruck, e a equipa EVH/Fender.

Eddie Van Halen's rig in 2013, by Matt Bruck

O amplificador de 120w de 3 canais (One = clean, Two = crunch, Three = lead) volta a ter a cor preto matte e introduz as seguintes novidades em relação ao 5150 III anterior:

  • Renovação do canal 2, com maior “presença”, médios-graves e “crunch“;
  • Aumento do alcance das baixas frequências no canal 3;
  • Mais curso de ganho nos canais 2 e 3;
  • Controlos de resonância/”presença” independentes para cada um dos três canais (painel anterior);
  • Ajuste do bias das válvulas (no painel anterior).

De resto, o “monstro” que já conhecíamos, com 8 válvulas ECC83 (marca: JJ) na pré-amplificação e 4 válvulas 6L6 (marca: Wing C) no andar de amplificação, para saídas de 4, 8, ou 16 Ohm, com controlos independentes de ganho e equalização em cada canal.

Como teaser, aqui vai o teste feito por Eddie Van Halen no seu estúdio 5150: