Electro-Harmonix Talking Pedal

Timóteo Azevedo

A Electro-Harmonix lançou o próximo pedal da série de efeitos Next Step. O Electro-Harmonix Talking Pedal oferece um efeito de talkbox, a que se pode acrescentar um pouco de fuzz para conseguir algum rosnar no timbre.

Semelhante a um pedal de wah, o Talking Pedal é um pedal de filtro que afecta as frequências do sinal de entrada. O efeito talkbox é conseguido ao passar o sinal da guitarra por dois filtros passa-banda analógicos que fazem com que o tom ganhe um timbre de voz masculina e possibilite vários sons semelhantes a vogais. O efeito de filtro é conseguido através de um circuito que não recorre ao uso de válvulas, como acontece noutros pedais. Sabemos que o pedal está activo e a afectar o sinal quando o logótipo da Electro-Harmonix fica acesso com uma cor vermelha.

Para além do efeito dos filtros, o pedal tem um circuito fixo de fuzz incorporado. A quantidade de fuzz adicionada é controlada por um pequeno regulador localizado num dos lados do pedal. O efeito de fuzz permite adicionar um pouco de sujidade às vogais, produzindo sons semelhantes ao rosnar.

O EHX Talking Pedal não tem partes em movimento, tal como os restantes dos pedais da série Next Step. O objectivo desta série é oferecer pedais de efeitos de qualidade cujo funcionamento implique, mais tarde ou mais cedo, a substituição de peças devido ao desgaste das partes em movimento. A base tem uma superfície antiderrapante para assegurar que o movimento basculante faça com que a unidade escorregue para os lados. Pode funcionar recorrendo a uma bateria de 9V ou usando um transformador AC, não incluído com o pedal.

EGITANA