Electro-Voice anuncia adição de subwoofer ao sistema portátil de PA ZX/ZXA Series

Timóteo Azevedo

A Electro-Voice anunciou o lançamento de um novo subwoofer que complementa o sistema portátil de PA ZX/ZXA Series. O novo ZX1-Sub de 12″ apresenta uma estrutura interna reforçada, e as entradas de sinal estão circuitadas em paralelo de forma a permitir conectar o subwoofer a outros altifalantes recorrendo a apenas um canal do amplificador.

O som é debitado por um altifalante EVS-12S de 12″, que opera a uma amplitude de frequências entre os 42Hz e os 200Hz (-10 dB). A resposta de frequência situa-se entre os 53Hz e os 125Hz (-3dB). O nível de pressão sonora máxima que consegue suportar são 127 dB, e o alcance da sensibilidade ronda os 94 dB.

O altifalante é montado numa caixa acústica construída em contraplacado de nove camadas com um total de 15 mm de espessura. A caixa é internamente reforçada, e a madeira é revestida com tinta texturada. A caixa inclui dois manípulos de transporte incorporados, assim como um adaptador para acoplar o poste que suporta outra coluna do sistema. O altifalante também é protegido por uma grelha de aço.

No painel traseiro encontramos as duas entradas de tipo NL4. As entradas estão circuitadas em paralelo, o que significa que podemos criar um loop através da unidade e torna possível operar um sistema completo de altifalantes com o ZX1-Sub utilizando apenas um canal do amplificador. O subwoofer é capaz de suportar potências contínuas de 400 watts, e picos de potência máxima de 1600 watts. A impedância nominal da unidade é 8 ohms.

“Nunca foi tão fácil ter uma fundação sólida para um PA compacto”, declarou Markus Schmmittinger, gestor de produto de marketing da ProSound EMEA . “O ZX1-Sub foi primeiramente concebido para configurações que envolvam os sistemas EVID, ZX1 e EVU, mas também optimizará a performance quando combinado com altifanlantes de outros fabricantes”.

O ZX1-Sub mede cerca de 40 x 44 x 46 cm, e pesa 19,8 kg.

EGITANA

fender