Epiphone ’59 Les Paul Standard

Epiphone ’59 Les Paul Standard

Nero

A Epiphone recriou o Santo Graal das guitarras eléctricas, mas a um preço muito convidativo. Conheçam a Epiphone ’59 Les Paul Standard.

Depois do modelo Gibson do ano passado, em celebração do seu 60º aniversário, agora a Gibson Custom Shop combinou os seus esforços com a Epiphone (a primeira vez que tal sucede) para recriar novamente o Santo Graal das guitarras eléctricas. Todavia este modelo não necessitará que vendam um (ou talvez dois) dos vossos rins. Eis a Epiphone ‘59 Les Paul Standard.

A guitarra, parte da colecção Epiphone Inspired By Gibson, é uma edição limitada que procura replicar as características de época do lendário modelo original, tais como o circuito ou o perfil “C” mais arredondado do braço. A Epiphone ’59 Les Paul Standard possui corpo em mogno, naturalmente, com tampo em maple e folheado AAA figured maple e cream binding. O braço também em mogno possui escala em loureiro indiano com 22 trastes médio/jumbo.

Na electrónica surge um par autêntico de Gibson USA BurstBuckers, com o circuito a respeitar as especificações de época, o que significa que procura preservar os agudos, mesmo quando reduzem o volume. Precisamente, nos controlos temos um par de botões de volume e tone com potenciómetros CTS e capacitadores Mallory.

O hardware é da Epiphone, incluindo a tailpiece LockTone num sistema stop bar, além dos afinadores Epiphone Deluxe. A Epiphone ’59 Les Paul Standard custa uns setecentos e tal euros e está disponível em dois acabamentos: Aged Dark Burst e Aged Dark Cherry Burst. Mais info e specs na Epiphone.com.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.
EGITANA