Epiphone Alex Lifeson Les Paul Axcess

Epiphone Alex Lifeson Les Paul Axcess

Nero

Com um sistema vibrato double-locking emparelhado com Ghost piezo nas saddles, divissão de bobinas dos humbuckers e design ergonómico reforçado, a Epiphone Alex Lifeson Les Paul Axcess é uma abordagem tão entusiasmante como pouco ortodoxa ao modelo de guitarra clássico.

A Epiphone como revelou a Les Paul Axcess, guitarra de assinatura de Alex Lifeson, uma recriação dos modelos Gibson do guitarrista dos imortais Rush, carregados de características vanguardistas. Portanto, trata-se de uma guitarra capaz de fazer torcer o nariz aos puristas, mas carregada de detalhes bem diferenciados.

O corpo é de mogno maciço com um revestimento em verniz AAA flame maple e apresenta a talha da “barriga” com um recorte bastante pronunciado, tal como o heel Axcess esculpido para melhor acesso à parte superior da escala. O braço de mogno é esculpido no perfil personalizado de Lifeson e encimado por uma escala de louro indiano, com incrustações trapezoidais e 22 trastes médio jumbo.

A Axcess vai mais longe na quebra da tradição no que respeita a modelos Les Paul, com a inclusão de um vibrato tipo Floyd Rose, o Graph Tech Ghost de duplo bloqueio que utiliza um sistema modular piezo em cada saddle, para converter as vibrações das cordas em sons de guitarra acústica amplificada. Sim, um vibrato flutuante de double-locking  e um sistema piezoeléctrico – a Lifeson Axcess é uma das mais radicais Les Paul que existem.

Para acomodar o piezo, a guitarra tem duas saídas e o sistema de controlo é também um pouco diferente, com o habitual selector de pickups de três vias combinado com controlos de volume individuais para ambos os humbuckers – cada um deles equipado com uma função push/pull para dividir a bobina – além de um controlo master tone e um controlo de volume do piezo, com uma operação push/pull para ligar e desligar o sistema. O compartimento da bateria para o piezoeléctrico surge na parte de trás do instrumento.

O visual, o som, a resposta e a utilidade, está tudo aí para o músico – de qualquer nível. Estou muito orgulhoso desta guitarra – Lifeson

O circuito dos pickups também parece ser qualquer coisa… Temos um humbucker Epiphone Ceramic Pro de alta potência (no braço) e um ProBucker 3, estilo PAF, na ponte. Como mencionado acima, ambos podem ser divididos para sons single-coil e misturados com o sinal piezo. Resumindo há uma panóplia de recursos no que respeita às possibilidades sónicas que dilui a fronteira entre guitarra eléctrica e acústica.

«A estreia do modelo Epiphone Alex Lifeson Axcess, baseado no meu modelo Gibson Les Paul Axcess, está acompanhada de todos os atributos e características que eu tanto quieria quando o concebemos originalmente. O visual, o som, a resposta e a utilidade, está tudo aí para o músico – de qualquer nível. Estou muito orgulhoso desta guitarra», garantiu o guitarrista dos Rush.

A Epiphone Alex Lifeson Les Paul Axcess está disponível no acabamento Viceroy Brown, com um preço a ronda os 930 paus. Mais detalhes na Epiphone.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.
EGITANA