Ernie Ball Music Man, A Majesty de 8 Cordas de John Petrucci

Ernie Ball Music Man, A Majesty de 8 Cordas de John Petrucci

Nero

Eis a nova e bastante antecipada versão da guitarra de assinatura de John Petrucci, a Ernie Ball/Music Man Majesty de oito cordas, num corpo em mogno, com multi-escala de 27” e 25.5”, no lado grave e agudo respectivamente, e pickups custom angulados da DiMarzio.

John Petrucci é endorser da Ernie Ball Music Man há vários anos (aliás, décadas já). Em 2014 chegou o seu modelo de assinatura definitivo: a Majesty. Já em 2017, testemunhámos em primeira mão na NAMM 2017, em Anaheim, a revisão dessa guitarra, que teve nova edição limitada no ano passado, na Summer NAMM, em Nashville. Na Winter NAMM 2020 chegou uma nova versão limitada da Majesty e mais um par de novos modelos.

Já este ano, para celebrar os 20 anos da John Petrucci Collection, a Ernie Ball Music Man lançou edições limitadas de versões de seis e sete cordas dos seus modelos Majesty e JP. Surgem com um esplendoroso acabamento Honey Butter, as placas do tremolo gravadas a laser com a marca do aniversário e a assinatura de Petrucci.

Corriam ainda, desde há muito, os rumores de que estava para chegar um modelo Majesty de oito cordas e ei-lo, num corpo em mogno, com multi-escala de 27” e 25.5”, no lado grave e agudo respectivamente, e pickups custom angulados da DiMarzio. Como vai sendo tradicional nos modelos Majesty, a versão de 8 cordas está armada de especificações até aos dentes. Vamos ver…

A Majesty 8 possui um bloco central e o braço (neck hrough body) em mogno, com peças laterais no corpo em basswood e uma escala (design multi-scale) em ébano. A escala possui as paquidérmicas dimensões de 27” (metade grave) para 25.5” (metade aguda) e é percorrida por 24 trastes de aço inox. A ponte fixa está angulada, para suportar melhor a tensão das cordas graves e garantir uma acção mais tradicional nas cordas mais agudas. A aguentar toda esta tensão de afinação surgem os cromados Schaller M6-IND. O som é responsabilidade dos DiMarzio Dreamcatcher (ponte) e Rainmaker (braço), habituais nos modelos Majesty. Todavia, neste caso, o par também foi trabalhado de forma personalizada para responder melhor às 8 cordas.

Há também controlos a rodos, com um alternador de pickups de três vias e mais switch também de três vias que incorpora um sistema piezoeléctrico na ponte, botões de volume e tone individuais equipados com push/pull para gain boost (no botão de volume) e combinações adicionais e personalizáveis dos dois PUs (no botão de tone), além de uma saída push/push em mono/stereo. Os headstocks da Majesty 8 são numerados individualmente de 1 a 100, e cada guitarra vem acompanhada de um Certificado de Autenticidade assinado por Petrucci. O acabamento é o Mystic Dream, extraído à Ernie Ball Music Man JP6 20 e capaz de reflectir mais os tons verde escuro ou roxos, dependendo da luz de incidência.

«Tal como me aconteceu com a guitarra de sete cordas, tocar a de oito cordas deu-me a sensação de estar a evoluir», refere Petrucci sobre a nova guitarra. «Aquela corda extra alargou o alcance do instrumento. Pensem nisto como um tecladista com mais teclas para poder descer – é isso que sucede com esta guitarra. Coisas como escalas e arpejos traduzem-se lindamente, porque as suas formas permanecem as mesmas; não uso qualquer tipo de afinação estranha. Com os acordes, é preciso ajustar e perceber como é que o maior espectro se gvai traduzir, mas isso aconteceu muito rapidamente. Houve um pouco de aprendizagem sobre como trabalhar o som, mas tem sido muito divertido».

A Ernie Ball Music Man Majesty 8 vale uns $4,199 (dólares), mas o stock ultra-limitado já foi significativamente reduzido pela procura. Mais info em Ernie Ball Music Man.

EGITANA