Eventide H3000 Factory Ultra-Harmonizer

Timóteo Azevedo

A Eventide lançou a versão nativa de um dos plug-ins mais aguardados dos últimos tempos, o H3000 Factory Ultra-Harmonizer. O novo software reúne recriações de vários algoritmos da unidade de processamento de efeitos H3000 Ultra-Harmonizer, um pedaço de hardware que após o seu lançamento em meados da década de 1980 quase se tornou numa peça padrão de qualquer estúdio.

O H3000 Ultra-Harmonizer original foi o primeiro processador de efeito de pitch shifting diatónico inteligente e programável. O novo plug-in apresenta vários dos algoritmos da unidade, e apresenta uma nova interface com suporte 64-bit e funcionamento AAX, VST e AU. Na interface gráfica, podemos mesmo usar o plug-in como a unidade física, rodando o grande potenciómetro e carregando nos botões.

O H3000 Factory Ultra-Harmonizer apresenta 18 efeitos diferentes que podem ser conectados e encadeados livremente, e cujos parâmetros podem ser modificados. Estes efeitos incluem delays, modulação de amplitude, envelope, pitch shifting, filtros e osciladores de frequências graves (LFO). Todos os delays e LFOs podem ser sincronizados com o tempo que está a correr no sistema, e cada delay tem capacidade de loop e oferece um filtro passa-baixo. Para os filtros, podemos definir passa-bandas, passa-altos e passa-baixos com Q variável, que podem ser varridos pelo espectro de frequências. Entre os efeitos ainda encontramos o H3000 Function Generator, que apresenta 19 formas de onda diferentes, um gerador de ruído branco, controlo MIDI e uma entrada para encadeamento lateral.

O plug-in reúne mais de 450 presets, os quais incluem 100 presets originais do H3000 Ultra-Harmonizer e outros 100 presets criados por artistas como Alessandro Cortini (Nine Inch Nails), Chris Carter (Throbbing Gristle), Colin Newman (Wire), Damian Taylor (Björk), Dave Darlington (produtor nos Bass Hit Studios), Kerry Leva (produtor de música electrónica), Richard Devine (sound designer), e Scott Martin Gershin (sound desginer nos Soundeluxe).

O H3000 Factory Ultra-Harmonizer encontra-se disponível para download através do site da Eventide, e apresenta um preço introdutório especial de $199 (normal é $349) até ao dia 23 de Novembro. Para além da versão nativa, o plug-in também faz parte do pacote Anthology II, que reúne vários plug-ins da marca. O H3000 Factory Ultra-Harmonizer funciona apenas com sistemas compatíveis com a tecnologia TDM dos sistemas Pro Tools.

EGITANA