EVH Gear Celebra 40 Anos de Van Halen

EVH Gear Celebra 40 Anos de Van Halen

Nero

As guitarras Super ’78, ’78 Eruption Relic e ’78 Eruption, de edição limitadíssima, celebram o 40º aniversário do homónimo álbum de estreia de Van Halen.

Na capa do álbum de estreia de Van Halen, editado em 1978, Eddie Van Halen aponta o seu instrumento às tiras pretas e brancas à câmara, como se estivesse a ser profético. Afinal, essa é a guitarra que Eddie usou no espantoso e sem precedentes instrumental “Eruption” (daí o nome destes modelos) tornando, quase imediatamente, esse instrumento num ícone intemporal, simbólico de uma mudança de paradigma no universo da guitarra eléctrica e do rock ‘n’ roll.

Vários fãs têm tentado replicar a guitarra durante estas quatro décadas e agora, pela primeira vez, a EVH Gear recriou oficialmente este “bacalhau”, que vem acompanhado de um estojo cronologicamente correcto e com vários extras a acompanhar a guitarra.

Nas palavras de Eddie Van Halen: «De todas as guitarras que construí, a preta e branca será sempre a minha favorita, pois fez tudo o que precisava que uma guitarra fizesse e que antes dessa guitarra não existia. Tanta coisa mudou por sua causa. Foi com ela que gravei o primeiro álbum e fiz a primeira digressão mundial. A ’78 Eruption é tão próxima da original, no som e sentimento, quanto humanamente possível. Estou extremamente orgulhoso».

Apresentamos as características principais dos três modelos.

evh super 78

SUPER ’78

Limitada a oito exclusivos modelos, a Super ’78 possui todas as especificações da guitarra original de “Eruption”, incluindo um corpo Strat em ash, braço bolt-on em maple com acabamento em óleo, escala em maple com o raio escorreito de 12”, com os dots em katalox e os 21 trastes jumbo descaídos, tal como o pickguard recortado manualmente. O pickup é um humbucker EVH Frankenstein na ponte vintage Fender Stratocaster. No hardware destaca-se ainda o bloqueador de ponte em latão da Kluson e os afinadores Schaller. O acabamento branco com tiras pretas foi desgastado para imitar o uso da guitarra após a sua primeira digressão mundial.

Para homenagear essa época, a EVH recriou o estojo original da G&G que Eddie usava (também com tratamento de desgaste da tour) e encheu-o com vários acessórios da década de 70 que o guitarrista carregava, como Fender Super Bullets, palhetas tortoiseshell picks, a correia corrente e a lata de óleo 3-in-One. Além disso, há um booklet de coleccionador exclusivo, o passe de backstage e vários artigos autografados, entre os quais o certificado de autenticidade, uma foto em concerto de Eddie Van Halen, o vinil de “Van Halen” e um raríssimo vinil vermelho original de “Looney Tunes Merrie Melodies”, dos Van Halen.

Para acrescentar valor coleccionável a todo o “pacote”, Eddie Van Halen tocou “Eruption” em cada uma das guitarras e autografou a face posterior do headstock – tudo filmado num vídeo para a posteridade que será revelado aos compradores.

evh eruption 78 relic

 

’78 ERUPTION RELIC

Limitada a 30 unidades, a ’78 Eruption Relic também foi recriada ao milímetro a partir do modelo original e possui todas as suas características: orpo Strat em ash, braço bolt-on em maple com acabamento em óleo, escala em maple com o raio escorreito de 12”, com os dots em katalox e os 21 trastes jumbo descaídos, tal como o pickguard recortado manualmente. Pickups e hardware também são iguais ao modelo Super ’78.

Também o estojo G&G recebeu o mesmo tratamento relic e possui os mesmos acessórios e artigos, com excepção da cópia original do vinil “Looney Tunes Merrie Melodies”, dos Van Halen. Estes modelos também não foram tocados por Eddie Van Halen antes de serem embalados.

evh '78 eruption

’78 ERUPTION

Esta versão limitada a 40 unidades é uma réplica da condição em que a guitarra original se encontrava antes de ser iniciada a primeira digressão dos Van Halen. Sem o tratamento relic, partilha as especificações dos dois modelos anteriores. O estojo G&G é igual ao que acompanha os modelos Super ’78 e ’78 Eruption Relic, mas também se apresenta sem o tratamento para simular o desgaste da tour. Possui os mesmo acessórios (Super Bullets, palhetas, etc) e artigos do modelo ’78 Eruption Relic.

Mais detalhes na EVH Gear.