EVH Striped Star apresentada no NAMM

EVH Striped Star apresentada no NAMM

Hugo Salvado

Depois das Frankenstein (as 300 réplicas, de $25000 cada), das Wolfgang e das Striped Series, chega agora a EVH Star, modelo de 1980.

A tournée de suporte ao álbum “Women and Children First” viu Eddie Van Halen trazer várias guitarras para o palco. Entre elas, estava uma guitarra de corpo preto, com riscas e desenhos a branco, que era bastante leve e dava nas vistas pelo seu formato em estrela. Terá sido cerca de 1979 que Eddie pegou num corpo Charvel Star (hoje, San Dimas Star) branco e o juntou a um braço Dan Electro de 21 trastos com escala em rosewood. As pinturas e o uso extensivo em palco viriam só no ano seguinte.

Naquela altura, e como em outras situações, trocou o pickup original por um PAF branco e o tremolo standard por um Floyd Rose (ainda sem micro-afinação, característica que ainda estava por inventar); estas duas situações foram revistas no modelo que agora é lançado debaixo da marca EVH, da Fender, sendo que o pickup é um EVH igual ao das Striped Series, em branco, e o tremolo é um Floyd Rose da marca EVH, já com micro-afinação e D-Tuna no Mi grave.

O NAMM de 2015 será o momento do seu lançamento ao público, mas existem já lojas que a têm em catálogo.

As especificações da guitarra são:
– corpo em “basswood”, formato em estrela;
– braço em “quartersawn maple” com acabamento em uretano;
– escala em rosewood, perfil composto (12”-16”);
– 22 trastos “jumbo”;
– 1 pickup (de ponto) EVH montado directamente no corpo;
– 1 potenciómetro de volume (500K);
– ponte EVH Floyd Rose® com “locking nut”;
– afinadores EVH (feitos na Schaller), tipos M6L.

EVHstripedstar