NAMM 2019: Fender American Acoustasonic Series Telecaster

NAMM 2019: Fender American Acoustasonic Series Telecaster

Nero

A Fender acaba de anunciar a nova gama American Acoustasonic através de uma Telecaster híbrida eléctrica/acústica. A marca promete a eliminação de feedback, versatilidade sónica e o feeling clássico da Tele.

É uma das novidades com que a Fender abre as hostilidades na NAMM 2019, a gama American Acoustasonic. Tal como na origem da marca, começa tudo com uma Telecaster. Os sons da nova Telecaster são cortesia de uma tecnologia que a Fender espera patentear, o Stringed Instrument Resonance System, que pretende fornecer uma «voz naturalmente ampla com harmónicos vívidos».

Esse sistema está acompanhado do Acoustic Engine, um design Fender e Fishman, que permite misturar tecnologias analógicas e digitais que optimizam o som natural da guitarra e depois modificam a ressonância de forma a obter uma apurada colecção de vozes. Estes sons podem ser misturados com o controlo Mod Knob e usados em simultâneo com o pickup magnético, livre de ruído, Fender Acoustasonic Noiseless.

O instrumento, em si, apresenta um corpo Tele totalmente oco com o contorno do antebraço integrado. O braço suave é uma peça de mogno com acabamento de acetrinado de poros abertos.

As cores em que a nova guitarra está disponível são Natural, Black, Sonic Gray, Surf Green e Sunburst. Abre a galeria seguinte para ver imagens de cada um dos modelos.

 

 

Em comunicado, é o próprio Andy Mooney, o CEO da Fender, que nos fala sobre a guitarra: «O nosso objectivo era desenvolver uma guitarra acústica para os artistas contemporâneos. O resultado final da nossa exploração de três anos no departamento R&D vai ao encontro desse critério e excede as nossas expectativas mais optimistas no lançamento da American Acoustasonic Series». O manda-chuba da Fender prossegue, de forma alegórica: «Se a American Acoustasonic fosse um carro, seria um SUV de alta performance. Não é apenas uma guitarra acústica de ponta que soa muito bem em palco – é também uma guitarra eléctrica de ponta que soa excelente em palco. Foi um desafio que encheu de orgulho a Fender».

A nova American Acoustasonic, considerando até esse desenvolvimento durante três anos, não parece assim tão desligada do tremendo modelo de assinatura de Eric Johnson, lançado em 2018. E, na verdade a marca já havia arriscado um primeiro desenvolvimento de modelos Acoustasonic na amplificação e guitarras.

Por mais excitante que seja a novidade, o preço de cerca de €1999 pode arrefecer os ânimos. É certo que se trata de um produto da fábrica norte-americana, em Corona, com nova tecnologia, mas não deixa de ser uma guitarra demasiado específica para se comprar.

Ficamos á espera de ter uma na redacção para lhe meter as mãos e vos mostrar o seu som. Para já, podem descobrir mais info & specs na Fender.