Fender American Professional, Guia Completo

Fender American Professional, Guia Completo

Nero

Ano revolucionário na Fender. Gama American Professional substitui a American Standard e estreia com novas características, três novas cores e modelos Offset, num total de 16 novas guitarras e baixos.

Este é um ano histórico para a Fender Musical Instruments Corporation (FMIC), cujo impacto só daqui a uns anos poderemos avaliar. Em 2017, a Fender estreia a American Professional Series, uma nova gama que vem substituir a American Standard. Na NAMM 2017, em Anaheim, California, vimos e pegámos em alguns modelos em primeira mão…

A gama American Professional permite a uma nova geração de músicos expressar-se com as características clássicas dos modelos americanos da Fender, ao mesmo tempo que possibilita a entrada numa nova era da marca, tornando estas guitarras imediatamente coleccionáveis – as do primeiro ano da gama. Claro que a Fender não está a começar do zero, afinal são 70 anos de experiência e de uma história ímpar no universo da guitarra eléctrica,o que leva a marca a afirmar, sem rodeios, que «a American Professional é uma das melhores gamas de sempre da Fender», pela forma como congrega a tradição da marca com características contemporâneas. Justin Norvell, um dos Vice Presidentes da Fender, fala sobre os novos instrumentos e da filosofia com que foram desenvolvidos: «Estamos empenhados em evoluir a par dos músicos, enquanto a sua própria expressividade musical se diversifica. O nosso objectivo é oferecer aos artistas as ferramentas que necessitam para quebrar paradigmas da sua arte de formas que nunca pensaram ser possíveis. A gama American Professional permanece fiel à integridade, qualidade e arte dos designs lendários da Fender, ao mesmo tempo que incorpora características modernizadas e mais focadas no músico».

Tim Shaw desenvolveu os pickups para as guitarras e Michael Bump trabalhou nos pickups dos baixos

Prova da sua versatilidade, os baixos e guitarras Fender American Professional já podem ser vistos nas mãos de músicos de vários géneros musicais, como Michael Kiwanuka ou Ty Dolla $ign; o baixista dos icónicos Guns N’ Roses, Duff McKagan; o rapper Mac Miller; o multi-instrumentista Dhani Harrison ou os indie rockers Local Natives.

Construída nos Estados Unidos da América, a gama American Professional inclui os modelos Stratocaster, Telecaster, Precision Bass e Jazz Bass, acrescentando modelos que não eram comuns nas American Standard como as Tele Deluxe, Jaguar e Jazzmaster, e a nova gama inclui ainda os novos pickups V-Mod. A inclusão das Jazzmaster e Jaguar na gama American Professional reforça a aposta da marca no ressurgimento dos modelos Offset, que de resto são o destaque na também nova gama com a mesma designação. No geral, as guitarras American Professional têm como principais características os novos pickups, desenhados pelo guru Tim Shaw, o novo perfil de braço “Deep C”, novos circuitos electrónicos, nut em osso e trastes estreitos-elevados, que permitem maior facilidade nos bendings.

(ABRE A GALERIA PARA VER A COLECÇÃO FENDER AMERICAN PROFESSIONAL NA NAMM’17)

No total, há 16 novos modelos, incluindo os modelos para canhotos, e 92 SKUs (Unidades de Stock) em 11 cores, incluindo os três novos acabamentos Sonic Gray, Antique Olive e Mystic Seafoam. A gama American Professional está no mercado com valores entre aproximadamente €1600 e €2000. Eis as guitarras e baixos American Professional:

AMERICAN PROFESSIONAL STRATOCASTER (Também com versão LEFT-HAND) | A evolução do modelo de guitarra mais famoso do mundo, desenvolvida com o grande criador de pickups Tim Shaw, inclui os novos single-coil V-Mod, especificamente pensados para cada uma das posições de instalação, combinando ímanes de diferentes tipo de alnico. Há um novo circuito com “treble-bleed” e o novo perfil de braço “Deep C”. O modelo para destros está disponível nos acabamentos 3-Colour Sunburst, Black, Sienna Sunburst, Sonic Gray, Antique Olive e Olympic White. O modelo para canhotos surge em 3-Colour Sunburst, Olympic White ou Black. (Podem ouvi-la no vídeo, no final do artigo)

AMERICAN PROFESSIONAL STRATOCASTER HH SHAWBUCKER | A American Professional Stratocaster HH ShawBucker é um dos novos modelos que mais se distingue com novas características. Desde logo, um par de humbucker ShawBucker e o seu poder sonoro. Depois, a guitarra possui também o circuito “treble-bleed” e o novo perfil de braço, tal como a nova tipologia de trastes. Está disponível nos acabamentos 3-Colour Sunburst, Olympic White, Black, Sonic Gray e Antique Olive.

AMERICAN PROFESSIONAL STRATOCASTER HSS SHAWBUCKER | Foi um dos últimos modelos American Standard e permanece na nova gama. A American Professional Stratocaster HSS ShawBucker distingue-se pelo cruzamento entre o poder de rugido do humbucker ShawBucker com o design vintage dos novos single-coil V-Mod. O circuito e perfil do braço (que na verdade foi testado no modelo American Standard) estão também entre as principais novas características, nesta guitarra que, terá sido o preâmbulo para a nova era na Fender. Disponível nos acabamentos 3-Colour Sunburst, Black, Sienna Sunburst, Sonic Gray, Antique Olive e Olympic White.

AMERICAN PROFESSIONAL TELECASTER (Também com versão LEFT-HAND) | A Strat é a “menina bonita”, mas confessamos o nosso amor incondicional pela mais primitiva Telecaster! E os novos modelos surgem a partilhar várias características das Strat, com os novos single-coil V-Mod, especificamente pensados para cada uma das posições de instalação, combinando ímanes de diferentes tipo de alnico. Há um novo circuito com “treble-bleed” e o novo perfil de braço “Deep C”. Mas há inda uma nova ponte, com os saddles reforçados. A American Professional Telecaster surge nos acabamentos 3-Colour Sunburst, Olympic White, Natural, Crimson Red Transparent, Sonic Gray, 2-Colour Sunburst, Butterscotch Blonde e Mystic Seafoam. A Left-Hand model está disponível em 3-Colour Sunburst, Black e Butterscotch Blonde.

AMERICAN PROFESSIONAL TELECASTER DELUXE SHAWBUCKER | Se a versão “normal” é uma bomba, imaginem esta… Dois majestosos humbuckers, como acontecia com os modelos mexicanos Blacktop, mas aqui com todos os luxos de um modelo “made in USA”, além das novas características da gama American Professional. Disponíveol nos acabamentos 3-Colour Sunburst, Sonic Gray, Black e Natural.

AMERICAN PROFESSIONAL JAGUAR | Além do novo design de circuito e perfil de braço, os novos V-Mod Jaguar aumentam a versatilidade sonora da guitarra, permanecendo o seu carácter vintage. O sistema de ponte e tremolo foi melhorado, incorporando agora uma alavanca aparafusada e saddles Mustang, novidades que dão maior estabilidade às cordas. A American Professional Jaguar surgem em 3-Colour Sunburst, Olympic White, Sonic Gray e Antique Olive.

AMERICAN PROFESSIONAL JAZZMASTER | Tremenda elegância. Tal como os modelos Jaguar, possuem o sistema de ponte e tremolo melhorado, reforçado com saddles Mustang. Também possui os pickups V-Mod especificamente desenvolvidos para as suas características sonoras. A American Professional Jazzmaster aparece em 3-Colour Sunburst, Olympic White, Sonic Gray e Mystic Seafoam, este último o acabamento do modelo que usámos no vídeo que podem ver no player em baixo.

AMERICAN PROFESSIONAL JAZZ BASS (Também com versão LEFT-HAND) | O American Professional Jazz Bass foi desenvolvido com Michael Bump, para apresentar os novos pickups single-coil V-Mod, compostos por mistura de alnico. Os afinadores também foram alvo de actualização, com um melhor ângulo em relação ao nut, aumentando a estabilidade de afinação e o sustain. Os baixos possuem as mesmas inovações de circuito e perfil de braço das guitarras, mas o braço tem reforço de grafite, para melhorar a acção do varão. O American Professional Jazz Bass existe em 3-Colour Sunburst, Olympic White, Sonic Gray e Black. O modelo Left-Hand model surge em 3-Colour Sunburst, Sonic Gray e Black.

AMERICAN PROFESSIONAL JAZZ BASS FRETLESS  & V | Todas as características do modelo “normal” nestes dois modelos cujas únicas diferenças são a sua tipologia, sem trastes e 5 cordas. O modelo fretless está disponível em 3-Colour Sunburst, Black e Sonic Gray. O modelo V surge tem os mesmos acabamentos, além de Olympic White.

AMERICAN PROFESSIONAL PRECISION BASS (Também com versão LEFT-HAND) & V| A nova versão do American Professional Precision Bass, tal como o Jazz, foi desenvolvido pela Fender e pelo mestre de pickups Michael Bump, para criar o V-Mod específico do modelo em causa, com o tradicional design split-coil. Contudo, o Precision difere dos outros modelos de guitarras American professional no perfil do braço que, em vez do mdoerno “Deep C”,  é um perfil “golden ’63 P Bass”. De resto possui também o reforço em grafite Posiflex, como sucede nos modelos Jazz, e a actualização dos afinadores. O American Professional Precision Bass pode ser comprado nos acabamentos 3-Colour Sunburst, Olympic White, Black e Antique Olive e o modelo Left-Hand nos acabamentos 3-Coloured Sunburst, Olympic White e Black. O modelo V, de cinco cordas, possui as mesmas características e está disponível em 3-Colour Sunburst, Olympic White, Black e Antique Olive.